Jayme Asfora lembra centenário de Hélio Mendonça

A trajetória do professor e médico Hélio Mendonça, que tem seu centenário celebrado neste ano, foi lembrada pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) em um discurso realizado no plenário da Câmara do Recife nesta terça-feira (5). Na ocasião, o parlamentar destacou a atuação de Mendonça como profissional e no enfrentamento à ditadura militar instaurada em 1964 no Brasil.

Hélio Mendonça nasceu no município de Ouricuri, no sertão pernambucano, no dia 16 de setembro de 1917. Ingressou em 1938 na Faculdade de Medicina do Recife, onde depois viria a ser aprovado como professor catedrático com distinção. Foi coordenador do curso médico da Universidade Federal de Pernambuco até 1980. De acordo com Jayme Asfora, sua memória foi motivo de comemorações neste ano. “A data é tão importante para a medicina pernambucana que foi comemorada com evento na sede do Cremepe.”

O vereador lembrou que, quando atuou como diretor da Faculdade de Medicina, Hélio Mendonça protegeu a instituição de intervenções do regime militar. “Eu diria que o maior legado do professor foi como cidadão. Protegeu milhares de aluno da cassação dos seus cursos, da tortura, da prisão. A luta dele contra a ditadura e pela democracia revela sua face humana mais nobre.”

Em 05.12.2017, às 16h10