Jayme Asfora lembra o Dia Internacional de Combate à Homofobia

O vereador Jayme Asfora (PROS) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (23), para lembrar o Dia Internacional de Combate à Homofobia, que aconteceu em 17 de maio. De acordo com o parlamentar, a data marca a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Fatos como esse simbolizam a evolução em torno do entendimento e do respeito pelas pessoas. Discussões em torno da cura gay não fazem o menor sentido. Não se pode curar algo que não é doença. O dia que registra a luta e o enfrentamento contra preconceitos e intolerâncias, também é de reivindicação dos direitos de toda população LGBTI. No Brasil, em 2017, mais de 445 pessoas foram mortas vítimas da homofobia. Só em Pernambuco foram 27. Essa realidade precisa mudar”, salientou o vereador.

Jayme Asfora também falou sobre a lei municipal de nº 16.780/2002. A norma determina que toda forma de discriminação é odiosa e constitui crime contra a pessoa e aos direitos humanos como um todo. Considerando também que a discriminação com base na prática e no comportamento sexual do indivíduo é crime, devendo ser tratado e punido como tal. “Atualmente, a cidade do Recife já conta com um aplicativo para celular em que vítimas de homofobia podem fazer a denuncia. Esse fato representa avanços diante da busca por ajuda, além de melhorias na descoberta e na punição de quem comete as agressões”. O parlamentar também citou uma frase dita pelo Papa Francisco após o pontífice ser procurado por vítima de abuso sexual cometido por um padre.  “Que você é gay não importa. Deus te fez assim e te ama assim e eu não me importo. O papa te ama assim. Você tem que ser feliz com quem você é".

Em 23.05.2018, às 18h15