Jayme Asfora propõe nome de Rostand Paraíso para denominar USF

Duas semanas depois da morte do cardiologista e membro da Academia Pernambucana de Letras, Rostand Paraíso, o vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, apresentou nesta quarta-feira, 31, um projeto de lei que dispõe sobre a alteração do nome da Unidade de Saúde da Família (USF) Apipucos São João, situada na Rua Coronel João Batista do Rego Barros, no Bairro de Apipucos, para “Unidade de Saúde da Família Doutor Rostand Paraíso”.

O projeto de lei será apresentado em plenário no dia cinco de agosto, quando a Câmara Municipal do Recife realizará a primeira reunião ordinária do segundo período (segundo semestre) da terceira sessão (terceiro ano) do atual mandato municipal. A partir de então, a proposta passa a tramitar oficialmente no Legislativo Municipal. Será distribuído, logo em seguida, para análise das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação. Nesses dois colegiados, receberá pareceres que serão votados em plenário, para finalmente se tornar lei.

Ao apresentar o projeto de lei, o vereador Jayme Asfora justificou que Rostand Paraíso era cardiologista e atuou na área médica por mais de 64 anos. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, fez Pós-Graduação na Universidade de Tulane e estágio médico nos conceituados centros médicos da Universidade de Columbia e da Universidade de Cornell. Foi, também, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), e diplomado Fellow in Medicine pelo American College of Physicians.

Como escritor, recebeu diversos prêmios e ocupou a cadeira nº 14 da Academia Pernambucana de Letras. Apaixonado pelo Recife, de sua extensa obra destacam-se contos e materiais historiográficos tais como “A Velha Rua Nova e Outras Histórias”, “O Recife e a II Guerra Mundial”, “Charme e Magia dos Antigos Hotéis e Pensões Recifenses”, entre outros.


Em 31.07.2019, às 12h05.

Jayme Asfora disse que “doutor Rostand foi um dos grandes intelectuais da nossa cidade. Figura humana ímpar, amava sua família e era muito generoso com os amigos. Seu maior legado, sem dúvida, foi cativar todos que o cercaram. Deixou filhos, netos, bisnetos e amigos que são um pedaço permanente de sua memória. Tendo em vista a sua importância para a nossa sociedade, nada mais justo do que esta singela Homenagem para este ilustre morador do Bairro de Apipucos”.