Jefferson Calaça recebe Título de Cidadão recifense

Em uma cerimônia que juntou o mundo jurídico e especialmente sindicatos dos Metalúrgicos, Urbanitários, Metroviários, Correios, Servidores da UFPE, Docentes da UFPE, Docentes da UFRPE, onde atua há anos como advogado, Jefferson Lemos Calaça foi agraciado hoje com o Título de Cidadão do Recife, a maior comenda da Casa José Mariano. A honraria foi concedida pelo vereador Augusto Carreras (PV). “A concessão desse Título, antes de se constituir em uma simples homenagem, trata-se de um reconhecimento desta Casa a um alagoano, radicado aqui, com brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses de nosso povo”.

Carreras salientou que ele veio para o Recife nos idos de 1979 cursar Engenharia Mecânica, mas em seguida mudou o rumo e ingressou na Faculdade de Direito, com objetivo de defender os direitos dos trabalhadores. Graduou-se em Direito e passou a dedicar a vida profissional como defensor de diversos sindicatos, atuando para mais de 50 mil trabalhadores. Além disso, é membro de diversas entidades como Instituto dos Advogados Brasileiros.

Jefferson Calaça agradeceu citando os versos de uma música de Belchior “sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso”. Foi assim que ele chegou ao Recife para estudar no Colégio São Luiz, ingressar em Engenharia Mecânica e retornar a Alagoas para trabalhar com o pai. Mas ao chegar na Universidade Federal de Pernambuco deparou-se com a efervescência da política estudantil, mudando o rumo de sua vida. “Isso me fez uma pessoa melhor. Logo migrei para o movimento sindical e acabei sendo advogado do Sindicato dos Metalúrgicos, há 28 anos. Aprendi com eles a importância da simplicidade. Desde então me destinei a defender a causa dos trabalhadores. Sou hoje cidadão alagoano da terra dos marechais, Pernambuco e agora de fato e de direito recifense”.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa disse que nunca tinha visto na Câmara um discurso com tanta força poética. “Prestamos homenagem a este alagoano que tem sentimento diferente da vida dos trabalhadores. Esta sessão foi especial e histórica”.

 

Em 20/10/2015 às 19h27.