João da Costa anuncia audiência pública sobre Caranguejo Tabaiares

Com a intenção de trazer demandas da comunidade de Caranguejo Tabaiaraes, em Afogados, para a Câmara Municipal do Recife, o vereador João da Costa (PT) anunciou que realizará uma audiência pública, no dia 22 deste mês. “Nós vamos discutir soluções para as obras de urbanização do canal do Prado e também para a construção de um habitacional que possa abrigar as famílias atingidas por elas”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (7). O temor dele é que as obras sirvam de justificativas para a transferência das famílias e a consequente desocupação da área para especulação imobiliária.

João da Costa lembrou que, quando prefeito do Recife,  implementou o Projeto Capibaribe Melhor, que visava realizar a urbanização das margens de 12 canais do Recife, entre os quais o canal do Prado. É nessa área, na Ilha do Retiro, nas proximidades do Sport Club do Recife, onde está localizada a comunidade de Caranguejo Tabaiaraes. “As famílias que serão atingidas pela urbanização, estão tensas, sem saber qual será a destinação. Elas desenvolveram, ao longo de 30 anos, relações familiares, afetivas, econômicas e agora não sabem o que acontecerá ”, observou.

O vereador informou que há uma área vizinha da comunidade que está em processo de desapropriação e que é ideal para construção do habitacional. “Quando eu fui prefeito, tornei essa área vizinha da comunidade como sendo de utilidade pública. O atual prefeito Geraldo  Julio desapropriou o terreno. Mas, as famílias não têm informações oficiais se serão transferidas para lá. Pelo contrário, elas souberam que há um risco de serem transferidas para o conjunto residencial do Barbalho. E temem que isso ocorra”, disse o vereador. Cerca de 150 famílias residem na área atingida pelas obras do canal.

João da Costa aproveitou para informar que pretende realizar outra audiência pública, ainda sem data definida, para discutir os cortes orçamentários da educação pública. É um tema de jurisprudência federal, mas ele entende que a Câmara Municipal do Recife precisa se engajar na luta porque atingirá toda a população. Os cortes federais vão atingir as universidades e o ensino básico.


Em 07.05.2019, às 16h.

registrado em: joao da costa