João da Costa denuncia extinção de Conselhos Federais

O vereador João da Costa (PT) denunciou a extinção de cerca de 700 Conselhos Federais de participação popular, ato assinado pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Foram instintos conselhos de políticas públicas para idosos, LGBT, de transparência pública, educação, de jovens e adolescentes, combate às drogas, de erradicação ao trabalho infantil entre outros. Segundo ele, os conselhos são instrumentos importantes de participação popular na elaboração de políticas públicas e socais. O vereador disse na tarde desta segunda-feira (15), que muitos dessas entidades foram criadas em governos anteriores aos do PT.

João da Costa denunciou também que a propósito de "despetizar" o governo, como se tudo que o PT fez tivesse sido ruim, portanto um ato ideológico, vão ficar apenas cerca de 50 conselhos em atuação. “Trata-se de uma verdadeira destruição dos conselhos de participação popular. Aqueles que defendem a participação da sociedade devem se levantar contra este ato inconstitucional, porque está na Constituição a criação destas entidades”.

O vereador acentuou que a fala do presidente "é de destruição" porque os conselhos seriam uma visão ideológica do PT, e no entanto, muitas deles foram criados em governos anteriores aos do PT. “Receio que esse desmonte repercuta nos estados e municípios. Precisamos fazer algo a respeito”.

 

Em 15.04.2019 às 17h00.

registrado em: joao da costa