João da Costa destaca política institucional na Defesa Civil do Recife

O vereador João da Costa (PT) enfatizou a construção de uma política institucional de Defesa Civil no Recife que, segundo ele, foi criada a partir dos anos 2000 e segue com a atual gestão de Geraldo Julio. “Gostaria de fazer um registro sobre a institucionalização de uma política de Defesa Civil no governo do PT, que participei diretamente, durante 12 anos, como secretário e prefeito". Em paralelo, durante a reunião ordinária desta terça-feira (18), ele lamentou o que chamou de "desmonte de muitas políticas institucionais no governo federal”.

João da Costa citou medidas criadas em seu governo, quando prefeito do Recife, para a prevenção dos problemas que podem ocorrer com a grande incidência de chuvas na cidade. Citou a criação de medidas como a central telefônica, as geomantas, o primeiro simulado de preparação de desastres, entre outros. “Desastres naturais existem e temos que aprender a conviver com isso.  Parabenizo o governo de Geraldo Julio pela continuidade das políticas institucionais. Temos problemas com a drenagem do Recife e, evidentemente, é necessária a implantação de um plano mais eficiente para uma cidade que tem seis rios e 66 canais. Muitos deles aterrados pela ocupação urbana irregular”, ressaltou.

O parlamentar  disse, ainda, que em seu governo foram investidos aproximadamente R$ 273 milhões em obras nos morros da cidade. Também destacou o fato de não terem ocorrido mortes nestes locais, por causa das fortes chuvas que se abateram sobre a cidade recentemente. “Recebi um recado de alguém dizendo que estava muito feliz porque não morreu ninguém nos morros, devido às chuvas". Ele também lembrou da retirada, por parte da Prefeitura,  de cerca de duas mil pessoas que moravam às margens do rio Beberibe, Canal do Arruda e parte do rio Morno para ocupar 700 casas.

Em 18.06.2019, às 17h40.

registrado em: joao da costa