João da Costa quer colaborar com Ivan Moraes na luta de Caranguejo Tabaiares

O vereador João da Costa (PT) está disposto a fazer a mediação dos interesses dos moradores de Caranguejo Tabaiares, em conjunto com outro vereador, Ivan Moraes (PSOL), à frente da luta da população, que quer se manter na comunidade. Por causa das obras de requalificação do Canal do Prado, alguns ficarão num conjunto habitacional que será construído, e outros serão remanejados. “Gostaria de ajudar nessa luta, dialogando com o vereador Ivan Moraes, pois também é uma preocupação do meu mandato”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (25).

A comunidade fica localizada entre os bairros de Afogados e da Ilha do Retiro. Ela é cortada pelo canal do Prado, que passa por obras de requalificação como serviços de drenagem, pavimentação, construção de calçadas, iluminação pública e paisagismo. Para que isso seja possível, a população que mora nas margens do canal precisou ser relocada. Uma parte ficará na própria comunidade e outra deve ser transferida para o Conjunto do Barbalho. Muitos desses moradores se recusam a ir para lá, o que gerou um impasse no projeto da Prefeitura do Recife.

João da Costa disse que, para resolver esse impasse, e manter toda a população em Caranguejo Tabaiares, defende a ampliação da área geográfica da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) para incluir nela o terreno vizinho da comunidade, onde ficava a fábrica Fermentaço. Se isso ocorrer, será possível aumentar o número de imóveis do conjunto habitacional (a previsão é de 221 apartamentos) que será construindo para acolher as famílias atingidas pelas obras de requalificação do Canal do Prado.

Em seu discurso, o vereador também abordou a situação de outra comunidade. Ele se referiu aos problemas de infraestrutura observados na creche da UR-5, Ibura. “Ela enfrenta sérios problemas e eu já conversei com o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, para tentar resolvê-lo”, afirmou.


Em 25.09.2019, às 16h23.

registrado em: joao da costa