João da Costa quer debate sobre a reforma da Previdência

O vereador João da Costa (PT) anunciou na tarde desta quarta-feira (20), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, que vai propor a realização de uma audiência pública na Casa a respeito da reforma da Previdência Social. O parlamentar teceu críticas ao projeto de reforma entregue pelo presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados nesta manhã. Segundo o vereador, o País possui um problema de natureza fiscal, e não previdenciário.

Em seu discurso, João da Costa usou como exemplos as renúncias fiscais do governo Temer ao agronegócio e a transferência, já do governo Bolsonaro, de R$ 600 bilhões da Previdência para custear gastos da União dos Estados e dos municípios. “Sabemos que o Brasil vive uma crise fiscal não responsabilizada diretamente pela Previdência, mas pelo endividamento público e pelas taxas de juros que vêm sendo praticadas – seja a taxa Selic ou aquela praticada pelos bancos informalmente. É um problema reiterado de isenção fiscal e de sonegação fiscal persistente.”

Para a audiência, o vereador disse que vai convidar entidades do setor e especialistas no assunto. Segundo João da Costa, a proposta de reforma atual vai penalizar os mais pobres. “O pacote de maldades do projeto quer retirar dos pobres, dos trabalhadores e das viúvas os recursos necessários para garantir o futuro. A idade mínima passa para 65 anos, no caso dos homens, e para 62, no caso das mulheres. Para ter acesso a 100% da aposentadoria, será preciso contribuir por 40 anos.”

Em 20.02.2019, às 16h

registrado em: joao da costa