João Paulo recebe Medalha José Mariano

A maior comenda da Câmara Municipal do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano, foi entregue ao ex-prefeito e deputado federal João Paulo (PT) em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 11. “É com grande alegria que hoje retorno à Casa José Mariano, onde iniciei minha carreira parlamentar, em 1988, como o primeiro vereador do PT no Recife, num período em que o Brasil vivia o processo de redemocratização. Como prefeito do Recife estabeleci com essa Casa uma relação pautada pelo diálogo e respeito com os meus colegas de partido, a base aliada e todas as forças políticas aqui representadas. Isso me permite estar aqui hoje muito à-vontade, lisonjeado e feliz para receber essa homenagem”, disse João Paulo.

A medalha foi concedida a partir de uma iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT) e é entregue a pessoas que tenham se projetado no Recife nas atividades culturais, políticas, científicas e sociais, de acordo com o artigo 414 do Regimento Interno. “Eu poderia fazer um discurso lírico, que fizesse emocionar. Mas prefiro fazer um discurso que justifique  a entrega desta medalha, que tem critérios muito claros. E o principal deles é que o homenageado tenha relevantes serviços prestados ao povo e a nossa cidade. Por isso, peço licença para enumerá-los”, afirmou Múcio Magalhães, que passou a ler a biografia, ressaltando fatos políticos e ações que João Paulo realizou à frente da Prefeitura do Recife, onde foi prefeito por dois mandatos (de 2000 a 2008).

“Nos oito anos como prefeito do Recife, João Paulo priorizou as necessidades da maioria do povo, colocando em prática o lema das suas gestões, ‘a grande obra é cuidar das pessoas’, e nessa perspectiva desenvolveu políticas públicas inovadoras, que se tornaram referência para o governo federal, vários governos estaduais e para outros municípios Brasil afora”, afirmou Múcio Magalhães. No início da solenidade, que foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), também presidente da Câmara Municipal do Recife, João Paulo foi conduzido ao plenário da casa legislativa, onde o evento foi realizado, por uma comissão de 17 vereadores.

A comissão foi formada por Alexandre Lacerda (PTC), Alfredo Mariano (PSDC), Alfredo Santana (PRB), Almir Fernando (PCdoB), Augusto Carreras (PV), Carlos Gueiros (PTB), Erivaldo da Silva (PTC), Gilberto Alves (PTN), Inácio Neto (PT), Jadeval de Lima (PTN), Josenildo Sinésio (PT), Liberato Costa Júnior (PMDB), Luiz Eustáquio (PT), Marcos di Bria (PTC), Marília Arraes (PSB), Múcio Magalhães (PT) e Romildo Gomes (DEM). Esteve presente ainda a vereadora Aline Mariano (PSDB).O plenário ficou lotado por lideranças políticas, empresários, artistas e populares. O prefeito do Recife, João da Costa, foi representado na solenidade pelo secretário de Justiça, Cláudio Ferreira.  A mesa foi composta pelo representante do prefeito; pelo ex-ministro Armando Monteiro Filho (PTB) e o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB).

Discursaram Múcio Magalhães e João Paulo. Entre um e outro, houve a entrega da medalha e do diploma que compõem a comenda. Foi um momento de muitos aplausos e manifestações das pessoas que estavam no plenário. Em seguida, houve apresentação de artistas populares. A “Confraria do Forró” trouxe aboiadores, que glosaram versos, e forrozeiros, como Gennaro, Cilene Araújo, Cristina Amaral e Sevi Nascimento, que cantaram sucessos populares. Os sambistas de Pernambuco também estiveram presentes, como Belo Xis, Wellington do Padeiro e Ramos Silva. Antes e durante o evento, fora prédio da Câmara Municipal, bandas de frevo e nações de maracatus se apresentavam.

Em, seu discurso, João Paulo abordou diversos pontos. Agradeceu a iniciativa do proponente da medalha, Múcio Magalhães, e a todos os vereadores que aprovaram a homenagem. Depois, falou dos 40 anos de militância e da medalha. “Receber a Medalha do Mérito José Mariano tem elevado simbolismo para mim, nesse momento em que completo 40 anos de militância política. Militância forjada na luta pela construção de um ideal: uma sociedade menos desigual, mais cidadã e politicamente comprometida com os interesses da maioria excluída”, disse. Fez um breve histórico da sua atuação política, dos seus compromissos sociais. “O meu compromisso no campo social sempre colocou em primeiro plano os interesses da maioria, da população mais pobre, residente na periferia, nos morros, nos alagados, nas áreas ribeirinhas”.

Emocionado e falando de improviso, João Paulo também ressaltou a própria atuação política e agradeceu à Câmara Municipal, em especial a Múcio Magalhães, pela homenagem. “Estou muito emocionado e este é um momento muito importante para mim”. Finalizou repetindo o verso de uma canção popular: “Gostaria de finalizar, dizendo que continuo muito mais firme do que quando comecei”. Coube ao presidente da Câmara, Jurandir Liberal, encerrar a solenidade, quando fez um registro, relembrando 1988, ano em que João Paulo foi eleito primeiro vereador do PT no Recife: “Lembro-me, João Paulo, de sua primeira campanha a vereador. Nós tirávamos Xerox do seu material de campanha para distribuir. E hoje, tenho o privilégio de presidir a mesa da solenidade que lhe homenageia. Eu me sinto muito honrado com este papel. Essa comenda demonstra a solidariedade e o respeito para com você”, concluiu.

 

 

Em 11.08.2011, às 12h45.