Jonas Alvarenga recebe Medalha do Mérito José Mariano
A comenda foi entregue a Jonas Alvarenga, de acordo com justificativa do vereador Jadeval de Lima, “pela relevante contribuição social à comunidade recifense”. A reunião solene começou às 10h30, com o Hino Nacional, e foi presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP). O empresário foi conduzido ao plenário por uma comitiva formada pelos vereadores Rogério de Lucca (PSL), Jadeval de Lima e Amaro Cipriano Maguari (PSB). A mesa foi composta por desembargador Bartolomeu Bueno, padre Josenildo Ferreira e pastor Édson Bezerra. Estiveram presentes à solenidade os vereadores Liberato Costa Júnior (PMDB) e Marcos di Bria (PTdoB).
“Falar do meu amigo Jonas Alvarenga é discorrer sobre um grande empresário da área de terceirização”, disse o vereador. Ele contou que o empresário é natural de Recife, nascido em 17 de julho de 1945. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e foi professor de escolas públicas e particulares. Também trabalhou em várias empresas até fundar a sua própria. Iniciou a trajetória da Adlim Terceirização em Serviços Ltda, no Recife, em 1978. “Foi um início modesto, funcionando no quintal da casa do sócio. Atualmente é a maior empresa no ramo de terceirização do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil, com 33 anos no mercado. É também uma das empresas mais premiadas da região, com três prêmios internacionais e uma das maiores do mercado em número de funcionários”, disse Jadeval de Lima.
A Adlim tem 14 mil profissionais das diversas áreas. Só em Pernambuco, são cerca de 10 mil pessoas empregadas. Ela atua nos segmentos industrial, comercial, educacional e de saúde em hospitais e postos de saúde. Jonas Alvarenga foi presidente do Santa Cruz, dos anos 1990 a 2000, sendo responsável pelo crescimento do quadro de sócios do clube. Passou de 464 sócios pagantes para 27 mil sócios. Ele é considerado o dirigente que levou o Santa Cruz em 1999 à Serie A do Campeonato Brasileiro, permanecendo nela até o final de sua gestão em 2002. Atualmente é conselheiro colaborador do Santa Cruz Futebol Clube.
“A menina dos olhos de Jonas Alvarenga é o Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG), que surgiu do sentimento de um grupo de cristãos de diversos segmentos, empresarial, profissionais liberais, religiosos e educadores”, disse Jadeval de Lima. Ele explicou que o Movimento de Resgate busca despertar na sociedade brasileira o sentimento de gratidão a Deus, à família, às pessoas, às instituições e à pátria. Em 2007, nasceu o Comitê de Resgate das Comemorações do Dia Nacional de Ação de Graças do qual Jonas Alvarenga é o presidente.
Após o discurso, Jadeval de Lima entregou o diploma e a medalha do Mérito José Mariano ao empresário. Jonas Alvarenga fez discurso de agradecimento. “Não sei o que mais me emocionaram, se foram as palavras do vereador ou a comenda propriamente dita”, afirmou. Ele agradeceu aos vereadores que aprovaram o decreto legislativo que propôs a entrega da comenda, mas aproveitou para agradecer a Deus, aos familiares, amigos e “colaboradores da minha empresa, aqui presentes”.
Jonas Alvarenga afirmou, ainda, que, ao ser convidado por Jadeval de Lima, procurou pesquisar sobre a vida de José Mariano, o patrono da Câmara Municipal do Recife, que dá nome à comenda. “Hoje, tenho o orgulho de ostentar no lado esquerdo do peito, a medalha com o nome deste grande homem”. E resumiu a biografia de José Mariano, nascido em Ribeirão, formado em direito pela Faculdade do Recife e contemporâneo de Joaquim Nabuco. “Foi um grande líder abolicionista, que trabalhou contra a discriminação cruel ao ser humano, com senso de justiça. Mariano foi um dos grandes defensores da causa abolicionista no Brasil”, disse. Também lembrou que ele foi deputado e prefeito do Recife. “A sua luta não foi em vão. Todos nós que amamos a justiça social, devemos muito a ele’, afirmou.
Em 26.09.2012, às 11h50.