Jornalista Carmen Peixoto recebe título de cidadania recifense

Jornalista, cerimonialista, escritora, colunista, professora, diretora de relações institucionais. Natural de Garanhuns, Carmen Peixoto possui um extenso currículo – e ele ficou ainda maior nesta quinta-feira (11), quando ela recebeu o título de cidadania recifense da Câmara do Recife. A solenidade aconteceu no plenário da Casa de José Mariano, onde se reuniram nesta tarde amigos e familiares da homenageada, além de personalidades dos setores empresarial e de comunicação. A iniciativa pelo evento foi do vereador Carlos Gueiros (PSB).

Carmen Peixoto mudou-se para o Recife com sua família na década de 1950, ainda na infância. Iniciou sua trajetória na comunicação e nas artes aos 16 anos, quando começou a fazer teatro na Universidade Rural de Pernambuco. Por volta dos anos 1970, protagonizou teleteatros e novelas, bem como programas de estúdio, de auditório e telejornalismo. Como assessora de comunicação, trabalhou no Grupo Bompreço, o que marcou sua entrada no mundo empresarial. Dirigiu as Relações Institucionais do Grupo JCPM por 25 anos; atualmente, exerce o cargo de diretora de Relações Institucionais no RioMar Recife e realiza cursos de etiqueta pessoal e profissional.

Ao discursar na tribuna da Câmara, Carlos Gueiros relatou a história da homenageada e falou da importância do título de cidadania, honraria que reconhece as ações benéficas de alguém para o município e seus habitantes. “Esse foi o fundamento da minha proposição para que o Poder Legislativo do Recife outorgasse a uma cidadã pernambucana nascida no município de Garanhuns a cidadania recifense. Não somente por já ser ela recifense por opção e adoção, mas também por entendermos meritória as suas atividades no desenvolvimento de nossa metrópole e do seu povo.”

Após seu pronunciamento, o vereador entregou à homenageada um título com medalha de cidadania recifense. A cantora Lucia Azevedo interpretou a canção ‘Recife Manhã de Sol’, de J. Michiles.

Ao subir à tribuna, Carmen Peixoto rememorou sua história de vida, desde as lembranças de Garanhuns até as conquistas profissionais e artísticas. Ao agradecer pelo título, ela citou a presença dos amigos que fez ao longo de sua carreira. “Uma das coisas mais importantes da vida é fazer amigos, saber conquistar amigos. E, ao receber o título de cidadã do Recife, sinto-me imensamente feliz em contar com a presença de tantas e tantas pessoas amigas que participaram da construção da minha história.”

Após a execução do hino do Recife, que foi entoado pela cantora Catarina Rossi. Ao final do evento, o público presente confraternizou-se em um coquetel realizado no pátio interno da Câmara.

Em 11.05.2017, às 18h17