Jornalista é agraciado com Título de Cidadão de Recife

A maior honraria da Câmara de Recife foi concedida ao jornalista, escritor, crítico literário e documentarista Maurício de Albuquerque Melo Júnior, cujo amor pela cidade sempre deixou patente. O título foi concedido nesta sexta-feira 17, pelo vereador Gilberto Alves (PSD). “Não posso esconder minha alegria em ter sido autor desta justa homenagem. Maurício mesmo tendo nascido em Catende, Zona da Mata, fez de Recife sua morada e inspiração”.

O homenageado é diplomado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciência Política e Economia. Foi crítico literário e repórter de cultura do Jornal Correio Brasiliense e assessor de imprensa da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Ministério da Justiça. Professor do CEUB, chefe de telejornalismo da Radiobras. É autor de diversos livros infantis. Escreveu para o teatro, ganhou menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura, e é jornalista da TV Senado. “Suas obras impressionam tanto pelo volume quanto pela relevância, sobretudo por ter a cidade de Recife e o Estado de Pernambuco como inspirações, trais como A Crônica do Arvoredo, obra infanto-juvenil que retrata as ruas de Recife seus encantos e segredos. Já dirigiu mais de 30 documentários, ganhando o título de maior perguntador do mundo”.

Gilberto Alves informou que o homenageado viveu parte da vida dele e, Palmares e Recife, onde se iniciou como jornalista e escritor. “Mas chegou o dia de ir além das fronteiras e ele, há anos se divide entre a capital federal, onde trabalha, e o Recife onde mora. “Esse Título de Cidadão cumpre assim seu papel de oficializar alguém que já era o executa no coração, através de sua vida, sua obra e legado. Finalizo com palavras do homenageado quando diz esta cidade hoje tão minha, tão intimamente minha, que as vezes me pego chamando-a por um nome antigo, Mauriciópolis, a cidade Maurícia”.

Maurício Melo Júnior disse que não havia preparado discurso porque não sabia que iria receber o título. O autor da proposta o convidou para discutir um projeto de lei e só quando chegou a Casa José Mariano foi surpreendido coma homenagem. Por isso, ele resolver ler uma de suas inúmeras crônicas sobre a cidade de seus amores, uma maneira de retribuir tudo o que dela recebeu.

Escrevo, disse ele, sobre meus sentimentos acerca de Recife, uma cidade para mim longínqua porque morava em Palmares. “Na adolescência costumava vir de ônibus para comprar livros na Livraria Livro Sete. Comprava Jorge Amado e voltava lendo na viagem. Vim morar em Recife e muitos anos depois tornei-me amigo do grande escritor baiano Jorge Amado. Escrevi muito sobre o Recife para retribuir tudo de bom que dela recebi, guardando na lembrança cada lugar”.

A solene foi presidida pelo vereador Fred Ferreira (PSC). Estavam presentes os vereadores Alcides Teixeira Neto (PRTB) e Eriberto Rafael (PTC). Um aluno do Ginásio Pernambucano, Mizael Arlindo da Silva Nascimento, leu uma das crônicas do homenageado sobre o Recife.

 

Em 17.11.2017 às 15h53.