José Ubaldo Baiano do Nascimento agora é Cidadão Recifense
O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado por empresários e familiares que se fizeram presentes para homenagear José Ubaldo, 68 anos. A solenidade, iniciada às 18h45 horas, foi comandada pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Casa de José Mariano. A mesa foi composta, além do homenageado e do vereador Carlos Gueiros, do empresário Cláudio Campos; ex-vereadora Geralda Farias; ex-desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Pedro Paulo Pereira Nóbrega; ex-secretário da Justiça de Pernambuco, José Joaquim de Almeida; e o secretário do Meio Ambiente do Recife, José Neves. Carlos Gueiros lembrou que José Ubaldo é chamado de baiano, pelos amigos, por ter nascido na cidade de Uruçuca, Sul da Bahia. “É uma forma carinhosa de tratamento que também divulga a sua origem”.
José Ubaldo é filho de Álvaro Francisco de Souza e Domingas Francisca do Nascimento, ele, pedreiro, e ela, dona de casa. Começou a trabalhar aos 13 anos, como ajudante do seu pai no preparo da massa e no transporte dos tijolos, telhas, cimento, pedras etc. “Aos 17 anos, atendendo a convite de um primo que morava em Salvador, partiu para a capital baiana. Lá, trabalhando na casa do primo durante o dia e estudando à noite, obteve o grau de conclusão do curso de humanidade, obtendo assim, o passaporte para o grau universitário que ficou incompleto quando resolveu ser bancário. Por um ano, trabalhou no Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais. Para ele, a batalha estava só começando”, historiou o vereador.
Depois, José Ubaldo foi trabalhar na Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra), onde ocupou o cargo de promotor sênior e, por fim, galgou o mais alto cargo da empresa. Em 1979, de promotor de vendas, foi convidado para mudar-se para o Recife e ocupar a função de vendedor substituto, alcançando no ano de 1988 o cargo de gerente comercial. Nessa função, encerrou sua relação trabalhista com a Sanbra. Desde então, deu inicio à sociedade sediada no Recife, sob a denominação de “Tadeu Comércio e Representações”. Na capital pernambucana, casou-se com Sylvia Rangel e teve uma filha.
Em 1993, de acordo com o histórico apresentado pelo vereador Carlos Gueiros, José Ubaldo deu início ao empreendimento Tuca Comércio e Representações, “a qual permanece viva e pujante, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade do Recife por meio do pagamento de impostos e geração de empregos, oportunizando atualmente trabalho para 61 pessoas nas mais diversas funções”. A Tuca tem representações importantes como a JBS Carnes e alimentos preparados, Flora HC e PC, inseticidas e perfumes Phytoderme, Arroz Vigor, entre outras.
Carlos Gueiros ressaltou que o Recife tem lugar para os que se dispõem a trabalhar para o seu desenvolvimento e os premia com o sucesso empresarial. “A par de uma importante honraria, por esse título, a cidade do Recife acolhe o não nascido aqui como se nela tivesse nascido, atribuindo-lhe os direitos de que gozam os filhos da terra. Partindo desse princípio, entendi por justo propor a outorga do Título de Cidadão do Recife a meu caro amigo José Ubaldo do Nascimento, simplesmente como forma de oficializar o que suas escolhas demonstram e que já é do conhecimento de grande parte da sociedade recifense”, disse Carlos Gueiros.
No discurso de agradecimento, José Ubaldo afirmou que estava emocionado com a outorga do título. “Imagine o que é um menino nascido no interior da Bahia, chegar ao Recife e conseguir o título de cidadão. É uma homenagem que marca para toda a vida de uma pessoa e por isso estou realmente muito emocionado. Sou agradecido demais ao Recife pela acolhida”, observou. Ele fez uma ressalva: o título tinha maior importância por ter originado de uma proposta do vereador Carlos Gueiros. “É um homem honrado, um grande político, que foi vereador desta Casa por sete mandatos consecutivos. Não tenho palavras para expressar a minha gratidão. Essa noite sempre estará nas minhas lembranças”, afirmou.
José Ubaldo Baiano dos Nascimento sublinhou que o seu nome foi lembrado diversas vezes para receber o título de Cidadão do Recife. “Inclusive o radialista Geraldo Freire me perguntou, certa vez, por que eu ainda não tinha essa honraria. Agora, estou recebendo, pois este é o momento certo. Na verdade, eu sempre me senti recifense. Há 37 anos moro aqui e o meu sentimento é de que o Recife sempre foi a minha segunda terra natal. Aqui conduzi a minha vida como empresário, casei, construí minha família. Hoje, sou mais recifense do que nunca”, disse.
Em 15.10.2019, às 19h30.