Josenildo defende campanha do desarmamento

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país com maior número de homicídios por arma de fogo. São 40 mil mortos por ano. Ocupa também o primeiro lugar em fabricação de revólveres e pistolas na América Latina. São 17 milhões de armas circulando em todo o território nacional. Destas, apenas 2,5 milhões estão nas mãos das polícias e as demais com a população. Os números alarmantes foram trazidos ao plenário na tarde desta segunda-feira, 18, pelo vereador Josenildo Sinesio (PT), que faz parte da comissão responsável pela instalação do Comitê de Desarmamento em Pernambuco.

O grupo será formado por entidades governamentais e representantes da sociedade civil. “Essa campanha se fundamenta no Estatuto do Desarmamento, promulgado em 2010. A questão deixou de ser política de governo para ser política de estado pela gravidade da situação do crime e o aumento das mortes por arma de fogo no Brasil. Não é mais possível continuar essa situação. É preciso mudar e deixar a vida fluir porque hoje se mata por brincadeira”.

Josenildo Sinesio ressaltou que o primeiro posto de entrega voluntária funcionará na Casa da Paz, na Rua Marquês do Paraná, 243, Espinheiro. No local, a população poderá deixar as armas e receber indenizações que variam de R$ 100,00 a R$ 300,00, de acordo com o calibre da arma. “O Comitê de Desarmamento em Pernambuco será instalado no dia 20 de maio, às 9h, na Universidade Católica de Pernambuco, com a presença do governador e de outras autoridades. A pedido da comissão organizadora, vou promover uma reunião solene para o lançamento do comitê também aqui na Câmara do Recife”.

Em 18.04.2011, às 16h10.