Josenildo Sinésio homenageou o movimento Bote Fé

Os voluntários do movimento Bote Fé, evento católico de acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Maria, foram homenageados na manhã desta terça-feira, 14, em reunião solene realizada da Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT). Dezenas de jovens compareceram ao plenário vestidos com as camisetas azuis e vermelhas características do evento que, no Recife, foi realizado no Marco Zero em janeiro e atualmente ocorre em outras 18 cidades brasileiras. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e contou com a presença dos vereadores Maré Malta (PPS) e Priscila Krause (DEM).

Josenildo Sinésio, que foi um parceiro do evento no Recife, disse na reunião solene que “a juventude não pode deixar de participar da vida política do País, ou seja, deixar de potencializar energias para a participação cidadã e do seu papel transformador. É importante que os jovens tenham a consciência de que se tornando apáticos e céticos em relação à política, esta nunca será renovada e não teremos condições de transformar a sociedade. Essa juventude que aqui se encontra é diferente, pois já exercita o amor e a mensagem de Jesus, através da participação da Igreja”.

A mesa da reunião solene foi composta pelos vereadores Josenildo Sinésio e Eduardo Marques; padre Josenildo Tavares, representante na solenidade do arcebispo dom Fernando Saburido; padre Gimerson Silva, da Comissão da Juventude da Arquidiocese; o irmão Kleber Antônio, coordenador do Movimento Bote Fé; a ex-deputada Terezinha Nunes e o fundador da Obra de Maria, Gilberto Gomes. “É a transformação de nosso País que está nas mãos de cada um de vocês. Que acreditam no amor que o Pai tem por cada um de nós, e na força deste amor. Sigam em frente, espalhando sementes deste amor, plantando a esperança de uma sociedade mais ética, mais solidária, mais justa e mais humana”, incentivou o vereador.

O padre Josenildo Tavares recebeu uma placa de bronze das mãos do vereador Josenildo Sinésio, registrando a homenagem da Câmara Municipal do Recife. O Movimento Bote Fé congrega a Igreja, o Poder Público e a sociedade civil em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A última jornada foi realizada na Espanha e a próxima será no Brasilo. De acordo com definição dos organizadores do Bote Fé, o movimento é aberto à criatividade e às condições de cada diocese e tem fundamentação religiosa cristã católica. Busca incentivar situações que levem ao desenvolvimento da evangelização e do bem comum da juventude em cada realidade, além de estimular o conhecimento e a valorização da cultura.

O padre Gimerson Silva foi escolhido para falar como representante do movimento na solenidade. Ele fez reflexões bíblicas e disse que o evento Bote Fé, no Recife, mostrouy a face jovemk da igreja católica.  “As jornadas da juventude revelam a jovialidade da Igreja católica. Acolhendo os símbolos da Cruz e do Ícone, estamos preparando o País para receber os peregrinos do mundo inteiro que virão ao Brasil e especialmente ao recife para a Jornada Mundial da Juventude do próximo ano. Vamos nos organizar para que a jornada de 2013 seja a maior da igreja e da humanidade. O Bote Fé Recife cumpriu seus objetivos, pois representou a celebração da fé juvenil e conseguiu dar impulso àevangelização da juventude. O evento mostrou o rosto jovem da igreja. A Igreja católica é viva e é jovem”, disse, sob aplausos.

Em seguida, o Irmão Kleber Antônio também discursou. Leu um poema, citou alguns Salmos, passagens bíblicas, e disse que a Arquidiocese de Olinda e Recife acredita na juventude. “O Bote Fé é o caminho. Ser jovem não depende de idade, pois juventude é não se mede pela idade. É a disposição para sonhar e transformar o sonho em realidade. Ninguém envelhece pelos anos, mas quando deixa de acreditar nos ideais”, afirmou. Ele pediu licença ao presidente da mesa, vereador  Eduardo Marques, para quebrar o protocolo da solenidade e anunciou a criação de um título chamado “Amigo Bote Fé”. Em seguida, distribuiu comendas a padres e leigos que contribuíram e participarm do evento no Recife.

 

Em 14.02.2012, às 12h35.