Josenildo propõe criação do Dia do Sanfoneiro

Após o recesso parlamentar, será envido para as comissões temáticas o projeto de lei 193/2011 que institui o 14 de dezembro como o “Dia Municipal do Sanfoneiro”, em homenagem ao aniversário de morte de aniversário do músico Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca. O autor é o vereador Josenildo Sinésio (PT), que apresentou a matéria em plenário no dia 20 de dezembro, às vésperas do início do recesso.

A proposta, segundo o vereador, atinge dois objetivos. “O primeiro, de instituir um dia destinado a comemorar a alegria, o virtuosismo, a popularidade indiscutível dos tocadores de sanfona da Cidade do Recife. O segundo objetivo é o de render homenagem a um dos maiores artistas brasileiros, renomado internacionalmente como instrumentista e como compositor: Sivuca”, disse.

 

Considerado um dos músicos mais completos do século 20, Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, nasceu em 25 de maio de 1930, na cidade de Itabaiana, Paraíba. Filho de sertanejos, o menino fora o segundo dentre três irmãos albinos. Já aos cinco anos tocava gaita para as primas da família. Aos nove empunhou uma sanfona pela primeira vez, num dia de Santo Antônio, em 13 de junho de 1939. Iniciou o percurso nas festas de sua cidade natal: casamentos, batizados, circos.

 

Mudou-se aos 15 anos para o Recife, onde passou a tocar na recém-inaugurada Rádio Jornal do Comercio. Pela primeira vez, assistiu a um concerto sinfônico no Teatro Santa Isabel, com a Orquestra do Recife tocando a Quinta Sinfonia de Beethoven. Em 1955, muda-se para o Rio de Janeiro e foi eleito em 1956, pela imprensa, como o melhor instrumentista do ano.

 

Sivuca não só fez arranjos e orquestrações para a música clássica como também executou a sanfona em diversas orquestras no Brasil e no exterior. Uma das grandes contribuições de Sivuca foi diminuir a distância entre o erudito e o popular. Ele é considerado o músico responsável por elevar a sanfona a uma categoria universal, inserindo-a no contexto do jazz e da música sinfônica. Em 14 de dezembro de 2006, faleceu vítima de um câncer.

 

Em 30.01.2012, às 12h.