Josenildo Sinésio propõe criar Semana Municipal da Família

O vereador Josenildo Sinésio (PT) apresentou o projeto de lei que institui a Semana Municipal da Família, propondo que ela seja realizada anualmente, a partir do 2º domingo de agosto, até o domingo subsequente. A proposta foi solicitada pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de Olinda e Recife, segundo justificativa do parlamentar, “para celebrar a existência da maior instituição criada por Deus, conscientizando e alertando a sociedade e nosso povo sobre a importância da família, sendo ela a forma mais básica de organização”. No mesmo texto, ele também propõe a criação do Dia Municipal da Família, 20 de agosto, que passará a constar no calendário oficial de Datas e Eventos do Município.

A Pastoral Familiar é toda a ação ou intervenção da igreja católica em favor da família, acompanhando-a nas diversas etapas da sua formação e desenvolvimento, através das suas estruturas e dos seus responsáveis e agentes. O vereador Josenildo Sinésio esclareceu que “a ação pastoral tem como propósito a defesa, a preparação e o desenvolvimento da família, nomeadamente nos domínios da estabilidade conjugal e familiar, do adequado exercício das suas funções e da resolução das situações difíceis ou irregulares nas relações entre os seus membros ou nas relações da família com a sociedade”.

De acordo com Sinésio, “a família na doutrina social da igreja é compreendida como sendo célula vital da sociedade, primeira sociedade natural, fundada no matrimônio (um vínculo perpétuo entre um homem e uma mulher), santuário da vida, a quem é atribuída uma tarefa educativa que é direito dos filhos, é protagonista da vida social e deve ter a sociedade a seu serviço”. Dessa forma, segundo ele, a família é importante para a pessoa e para a sociedade, pois “é no âmbito da família que o ser humano recebe as primeiras noções do bem e da verdade, aprende a amar e ser amado e o significado de ser pessoa”, disse.

Em 26.07.11, às 11h34.