Josenildo Sinesio recebe integrantes de fundação alemã

O líder da bancada governista na Câmara, vereador Josenildo Sinesio (PT), recebeu no final da manhã desta terça-feira, 30, a visita de Alexander Koop e Sarah Brabender, da Fundação alemã Bertelsmann. Eles estão no Recife para conhecer o programa Orçamento Participativo, executado pela Prefeitura. A experiência é uma das sete finalistas ao prêmio Reinhard Mohn, criado pela instituição, cujo tema em 2011 é “Vitalização da democracia através da participação”.

Em todo o planeta, 123 iniciativas foram indicadas ao prêmio, sendo que apenas duas no Brasil. A do Orçamento Participativo do Recife foi selecionada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com sede no Rio de Janeiro. A representante da FGV, Nina Best, acompanhou a equipe alemã que conheceu algumas obras e o funcionamento do OP infantil.

Na Câmara, eles ouviram o depoimento de Josenildo Sinesio sobre a importância do programa, seu funcionamento, qual o papel do Poder Legislativo no processo e o futuro do Orçamento Participativo.  O parlamentar explicou que, desde que a prefeitura resolveu partilhar com a população suas decisões, todos os setores da sociedade participam da escolha das prioridades. “O que antes era decidido pelo prefeito ou indicado pelos vereadores, a partir de então teve a influência da comunidade”, reforçou o parlamentar.

O líder da bancada governista também revelou que acredita numa ampliação do programa porque a população vai exigir dos seus representantes uma participação maior nos destinos da cidade. “O OP garante uma visão nova em termos de projeção para o futuro. É um avanço espetacular para a democracia”, avaliou.

O vencedor do prêmio Reinhard Mohn será escolhido em março de 2011, pelo voto direto de 12 mil alemães. A entrega será em junho na cidade de Gütersloh. 

Em 30.11.2010, às 14h55.