Josenildo Sinesio repercute seminário sobre avanço do mar

Presidente do Parlamento Metropolitano do Recife, o vereador Josenildo Sinesio (PT) comemorou, na sessão plenária desta terça-feira (13), o sucesso do I Seminário Nacional sobre erosão marinha, promovido pela entidade nos últimos dias 8,9 e 10. “O evento foi um sucesso. Foram 340 pessoas inscritas e fiquei impressionado porque jamais poderia imaginar que o público participaria todos os dias. Também tivemos a presença de vereadores de 10 cidades da Paraíba, de Alagoas e de Pernambuco, técnicos de várias universidades, empresários e a sociedade”.

O parlamentar destacou a falta de políticas urbanas da Região Metropolitana como um dos fatores para o avanço do mar em várias cidades litorâneas do Estado. “Faltou políticas urbanas para instruir a população. Se os nossos gestores do passado tivessem agido assim não teríamos hoje os problemas que temos em Olinda, Paulista, e Jaboatão”. Josenildo também disse que as soluções para conter a erosão marinha devem ser coletivas e que a Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente já assumiu a responsabilidade de um projeto integrado entre os municípios.

O vereador Romildo Gomes (DEM), que presidiu a sessão, parabenizou Josenildo Sinesio pela iniciativa e lamentou não ter participado do evento por estar fora da cidade. A líder da oposição na Casa, vereadora Priscila Krause (DEM), também repercutiu o tema e disse que é preciso repensar o modelo das cidades. “Acho que é uma política de concepção do mundo. As faixas de areia estão cada vez mais escassas e isso reflete em tudo, no turismo, na economia e o modelo das cidades precisa ser revisto”.  Mas ela também criticou a Prefeitura do Recife pela ausência. “Dentro desta década, nada foi feito para tentar conter os avanços do mar. No Projeto Orla foram gastos mais de R$ 20 milhões de reais e nenhum estudo de impacto foi feito. O máximo que conseguimos foi evitar a derrubada de mais de 40 coqueiros”. Priscila também cobrou do Executivo o envio à Câmara Municipal do Plano de Políticas de Combate e de Prevenção do Avanço do Mar. “No momento da discussão do Plano Diretor do Recife, por emenda de minha autoria aprovada, ficou estabelecido que a Prefeitura enviaria esse Plano à Casa, mas depois de um ano e meio, nada foi feito”.  

Para o vereador Gilberto Alves (PTN), o avanço do mar é uma preocupação importante para todos que debatem a cidade e a Região Metropolitana. “Essa questão requer uma discussão coletiva por todas as cidades que partilham do mesmo problema. Entendo que assim se dá com quase todos os problemas do Recife, como transporte público, saúde, acessibilidade. Todos estão ligados”.

Josenildo Sinesio destacou ainda a criação da Frente Parlamentar Metropolitana de Acompanhamento das Políticas Estaduais de Enfrentamento à Erosão Marinha e da Carta Metropolitana, documento elaborado durante o seminário e que será enviado ao Governador Eduardo Campos, aos prefeitos das cidades da Região Metropolitana, Ministérios da Integração Nacional, das Cidades e do Planejamento. “Vamos pedir que o Governador solicite uma reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento de Pernambuco (Condepe) para discutir o assunto”.

Em 13.04.2010, às 17h25.