Jovens parlamentares participam de curso

Os representantes eleitos para o 6 Parlamento Jovem do Recife participaram nesta quinta-feira, 19, de um curso sobre o dia a dia da Câmara e a elaboração de projetos de lei. Eles assistiram a palestras e vídeos que mostraram causas sociais e a importância de criar leis que beneficiam a população. Todos receberam a cartilha “Projeto de Lei: minhas primeiras noções”, que detalha o processo de elaboração da matéria legislativa.

O presidente de honra do Parlamento Jovem, Moisés Alexandre, apresentou dados e causas sociais para que os jovens analisassem. “Mostrei dados de instituições sérias para que os jovens vissem as causas que afetam o nosso município, estado e país. Assim, eles podem lutar não só pelo segmento que eles representam, mas também por todos os jovens, como agentes transformadores”.

Já o consultor de cidadania e políticas públicas do Ibrase, Gilvan Dias, explicou como deve ser elaborado um projeto de lei. “Apresentei o passo a passo para formulação do projeto e as instâncias que podem apresentá-los: parlamentares, executivo e iniciativa popular. Normamente os projetos surgem de uma demanda social e, por isso, as leis existem para diminuir conflitos e atender as pessoas nas diversas esferas da sociedade”.

Para o presidente eleito para esta edição do Parlamento Jovem, Vitor Ferreira, o curso serviu para nortear os iniciantes na política. “Deu uma noção do que é o projeto de lei e como podemos usá-lo durante o mandato. É de suma importância para os jovens que estão como parlamentares pela primeira vez. Eu sou um deles”.

PARLAMENTO JOVEM – Criado com o objetivo de aproximar a juventude do legislativo municipal, o Parlamento Jovem é formado por 39 vereadores, mesma quantidade de parlamentares do Recife. O mandato é de um ano e a posse dos novos eleitos e da Mesa Diretora acontece amanhã, dia 20 de novembro.

Em 19.11, às 18h14