Jungmann denuncia PSFs ao MP e ao MPF

O vereador Raul Jungmann (PPS) vai denunciar o fechamento dos Postos de Saúde da Família às sextas-feiras à tarde, conforme constatação de levantamento realizado pela equipe dele, ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público Federal para exigir solução. Ele disse que mais da metade dos postos de saúde estavam fechados, sem atender à população que sofre sem médicos e sem medicamentos. “O SUS determina que a carga horária é de 40 horas semanais e não se justifica que eles fechem, ainda que seja para reuniões de avaliação de equipe”.

Jungmann disse hoje na Câmara do Recife que em um dos postos ele constatou que havia um gabinete odontológico fechado há mais de um ano porque há duas pias e uma pode contaminar a outra e ninguém toma providência. “É falta de respeito ou incompetência”. O vereador disse que vai voltar aos postos na próxima sexta-feira e nas subsequentes até a situação ser revertida.

André Régis (PSDB) testemunhou o empenho do colega nas questões fundamentais à vida da população. “Estamos juntos nesse trabalho. É nossa função fiscalizar e o poder público precisa dessa pressão para atuar melhor”. Aline Mariano (PSDB) considera a união de forças importante para que o trabalho seja mais eficiente. Lembrou que sugeriu a vinda do secretário de Saúde para esclarecer essas dúvidas. Ela foi informada que dia 26 haverá uma audiência pública e o secretário foi convidado.

Priscila Krause (DEM) considera a denúncia de que 70% dos postos de saúde fecham às sextas-feiras, uma das mais graves que já chegou à esta Casa. “Fui contundente em minhas críticas e reafirmo o que disse. Considero fundamental a presença do secretário para esclarecimentos, se é que existem. A postura correta do gestor é admitir o erro quando ele existe e corrigir”.

Almir Fernando (PCdoB) lamentou a ocorrência, mas lembrou que esse assunto é antigo e ele mesmo na gestão passada reclamou. “A informação que tenho é que os funcionários se reúnem para avaliação. É preciso ver que o prefeito está trabalhando pela saúde, como demonstram as Upas e Upinhas inauguradas. A gente sabe que há muito por fazer, mas está sendo feito”.

 

Em 20/05/2014 às 18h24