Jurandir convida vereadores para discutir mobilidade

O presidente da Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), apresentou nesta quarta-feira, 9, requerimento para dedicar o grande expediente da sessão plenária do próximo dia 15 à exposição de técnicos do executivo sobre o projeto de mobilidade e acessibilidade da cidade. “Essa reunião será fundamental para o encaminhamento da discussão sobre o projeto de lei que o Executivo enviará a esta Casa. Por isso, convido a todos os parlamentares a prestigiarem esta visita”. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

O parlamentar disse que será criada uma Comissão Especial para discutir e apresentar emendas ao projeto e sugeriu também que as comissões temáticas da Casa indiquem seus membros para integrar o grupo. Mas o vereador Carlos Gueiros (PTB) alertou que, de acordo com o regimento Interno da Casa, Jurandir Liberal não poderia ser presidente da Comissão Especial, pois já é presidente da Câmara, e portanto, deve indicar outra pessoa para o lugar. Gueiros ressaltou também que esta comissão deve ter a proporcionalidade dos partidos e representantes da Casa. “Lembro que a alteração do Regimento Interno também teve uma comissão especial, da qual era presidente o ex-vereador Gustavo Negromonte. A comissão existia para promover mudanças e não sabemos se foram feitas. Não vi nada publicado no Diário Oficial”.

Carlos Gueiros foi mais alertando que antes mesmo de se formar a
comissão é preciso mudar o Regimento. Para ele, “o carro está na frente dos bois”, pois o correto é criar a comissão depois que o projeto chegar à Casa e não no momento da exposição técnica”. No entanto, o vereador Gilberto Alves (PTN) esclareceu que fez parte da Comissão Especial que alterou o RI e que ela concluiu relatório, faltando apenas indicar novo presidente, uma vez que o anterior foi eleito deputado estadual.

Priscila Krause (DEM) pediu ao presidente que seja mantida a
proporcionalidade na representação de partidos e comissões temáticas nesta especial que vai discutir a mobilidade. Alexandre Lacerda (PTC) pediu para integrar a Comissão Especial que vai discutir a mobilidade. Ele quer representar os ciclistas e garantir mais ciclovias na cidade. Aline Mariano (PSDB) lembrou que mobilidade é uma questão de direitos humanos e por isso também quer participar do grupo, uma vez que preside a Comissão de Direitos Humanos da Casa. Gilberto Alves também pediu para fazer parte da comissão.

Em 09.02.2011, às 17h10.