Jurandir critica falta de planejamento na cidade

O vereador Jurandir Liberal (PT) criticou a gestão pela falta de planejamento que ele denominou de "planejamento de gambiarra". Lembrou que o Plano Diretor foi aprovado e está em vigência há seis anos, mas a cidade continua desordenada. Segundo ele a atual gestão quer contratar técnicos de excelência para elaborar planos complementares, tais como o de Mobilidade, Lei do Uso e do Solo entre outros, quando a Prefeitura tem técnicos de excelência em seus quadros. “Participei da elaboração do PD que em nada fica a dever ao de São Paulo, no entanto a PCR enviou pacote de leis para serem aprovadas e quer fazer revisão trazendo gente de fora”.

De acordo com Jurandir Liberal, a atual gestão está no poder a dois anos e não implementou nada. Ele acha que a Casa vai receber planos acabados para serem votados em regime de urgência sem tempo para serem debatidos. Aline Mariano (PSDB) discordou do colega, embora tenha dito que foi testemunha de que a Casa se debruçou sobre a revisão do Plano Diretor e cobrou o Plano de Mobilidade. Para ela não faltou empenho da Câmara. “Vemos hoje uma verdadeira farra imobiliária por falta de planejamento e implementação do PD”.

Henrique Leite (PT) comparou a falta de planejamento a um carro sem direção e lamentou que as gestões façam verdadeiras colchas de retalhos dos planos diretores. Gilberto Alves (PTN) lembrou que a atual gestão ainda não acabou. Defendeu a licitação para revisão de planos importantes e adiantou que em 2015 a prioridade será para as questões urbanitárias. “O relator da revisão do Plano de Mobilidade, Múcio Magalhães do PT, sugeriu que o relatório não fosse votado porque precisava de reparos. E isso aconteceu na gestão passada. “Estamos ansiosos para concluir esse trabalho, mas é preciso oferecer padrão de planejamento”.

Eurico Freire (PV) disse que achar culpados agora não resolve o problema e reforçou a necessidade de concluir o trabalho. “Faltam os Planos de Mobilidade, lei do Uso e do Solo para planejar melhor a cidade. O pacote de mudanças transversais enviado é da maior importância, como projeto sobre telhado verde, educação ambiental entre outros”. Jairo Britto (PT) lembrou que o Plano Diretor da cidade é um processo que vai sendo otimizado nas gestões seguintes. Não é trabalho acabado. Antonio Luiz Neto (PTB) considerou que a cidade não para e quem param são os gestores. Disse que participou da elaboração do Plano Diretor e ele foi muito bem feito e muito bem acabado. “Vieram técnicos do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo que se juntaram aos nossos para elaborar o PD. Não há desculpa para não ter sido colocado em prática”.

 

 

Em 17/11/2014  às 17h44