Jurandir denuncia racismo em Centro Administrativo da Educação

O vereador Jurandir Liberal (PT) denunciou ato de racismo cometido, segundo ele, por uma diretora de uma escola municipal. Ele relatou que o vigilante do Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação está instruindo a não deixar entrar carros quando o estacionamento estiver lotado. Mas uma diretora insistiu para entrar. Ele disse que a diretora ameaçou o vigilante afirmando que ele sofreria consequências, uma vez que tinha familiares na polícia. Mas, diante da negativa do funcionário, a diretora o teria xingado de “negro safado”, cometendo assim ato de racismo.

O vereador deu entrada na tarde desta terça-feira 6, na Câmara do Recife, a um requerimento pedindo explicações da Prefeitura e medidas contra essa diretora. “Não se admite que uma diretora de escola aja dessa forma”.  Jurandir também leu um email recebido de uma eleitora protestando contra a foto feita, semana passada no plenário da Câmara, aonde diversos parlamentares se deixaram fotografar comendo banana em protesto ao ato de racismo cometido contra o jogador Daniel.

Raul Jungmann (PPS) foi solidário ao colega e disse que também queria explicações sobre essa diretora que teria cometido racismo. O vereador também comentou a foto comendo banana, iniciativa dele junto aos colegas. Para ele, o foto não era jogada de marketing e sim um protesto que se tornou mundial. “O jagador Daniel ao comer a banana lançada no campo desfez o ato violento e levou o protesto a níveis mundiais de maneira absolutamente legítima. Assim, nós vereadores nos sentimos no direito legítimo de nos expressarmos publicamente”.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara, também se solidarizou com os colegas, lembrando que essa Casa não pode se furtar a se posicionar diante de fatos como estes. “A Câmara do Recife tem como patrono um homem que lutou pela abolição da escravatura, um ato de violência contra a humanidade e de racismo extremo. Temos obrigação de ser contra a esses atos e exigir punição”.

 

 

Em 06/05/2014 às 17h22