Jurandir Liberal concede entrevista ao programa CBN Total

Sucessão municipal, relação entre Executivo e legislativo, papel da oposição, projetos do ano e desafios em presidir a Casa de José Mariano foram alguns dos temas abordados na entrevista do presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), ao programa CBN Total, apresentado pelo jornalista Aldo Vilela na Rádio JC/CBN, na tarde desta quinta-feira, 3. No terceiro mandato como vereador do Recife, Jurandir Liberal assumiu desde o início do ano a presidência da Casa, cargo que ocupa até o final de 2012.

 Questionado sobre o cenário político para as próximas eleições no Recife, Jurandir Liberal foi enfático ao afirmar que ainda não é o momento de debater o assunto, mas de dar visibilidade às ações do prefeito João da Costa e de mostrar trabalho à população. “Precisamos aproveitar o empenho e o ânimo do prefeito, após o transplante, para desenvolver as obras que já estavam em andamento. São muitas ações em vários setores e acredito que, à medida que isso for acontecendo, a população vai ver o resultado da gestão”.

A relação entre o chefe do Executivo e os 37 vereadores também foi abordada durante a entrevista. Para Jurandir, o prefeito tem dado demonstrações de que pretende melhorar cada vez mais a comunicação entre os dois poderes. “O prefeito já começou a fazer um diálogo com todas as bancadas, almoçou com a do PT e deverá chamar todos os partidos que o apóiam para ter essa comunicação de mão dupla. Quando há essa interação entre os poderes, a população ganha”. Sobre a bancada de Oposição na Casa, formada por oito vereadores, o presidente destacou a importância do grupo e disse que ele cumpre um papel fiscalizador. “Não acredito em Casa sem oposição”.

Ao falar dos desafios em estar à frente de uma das casas legislativas mais antigas e tradicionais do País, ele ressaltou a dedicação que tem tido para exercer o papel de parlamentar e presidente. “São várias ações que tomam um tempo adicional, mas eu gosto de trabalhar e isso não me atrapalha. A vantagem de estar neste cargo é que conheço todos os vereadores e pretendo exercer essa função com muita democracia, formar um consenso e respeitar o regimento da Casa”.

 TRANSPARÊNCIA E CONCURSO  - Dar mais transparência ao legislativo, através das sessões online, TV Câmara e Rádio Frei Caneca, reuniões e audiências públicas, além de estimular a população a acompanhar as ações dos parlamentares. Para Jurandir, é fundamental que a instituição esteja perto do povo. “Se a Câmara tiver esse respeito da sociedade todos seremos valorizados e quando a população acompanha os trabalhos, a Casa se torna mais democrática”.

Ele também falou da necessidade de fazer um concurso público e de um novo prédio para sediar o legislativo. “O quadro está para se aposentar e existem servidores que se saírem hoje fica um vazio muito grande, pela experiência acumulada, além das comissões temáticas, que também precisam de uma assessoria especifica para ajudar o vereador”.  O presidente também disse que a atual estrutura física do prédio centenário não comporta mais as necessidades dos vereadores e dos funcionários. “Estamos operando hoje em três anexos e já temos o compromisso do prefeito para construção de um prédio novo ou outro espaço maior”.

MOBILIDADE - Os projetos do Executivo de reestruturação das secretarias, a criação da Secretaria da Copa e a proposta do Plano de Mobilidade Urbana, em complemento ao Plano Diretor do Recife, serão prioridades desse ano que deverão envolver todos os vereadores, segundo Jurandir Liberal. “A todo o momento você tem problemas para se locomover no Recife. É preciso priorizar o transporte coletivo, melhorar as calçadas, já que mais de 30% das pessoas andam a pé, e aumentar as ciclovias. O Plano de Mobilidade é um projeto detalhista com ações para 10, 15 anos. A população precisa se envolver nesse debate”.