Vereadores repercutem julgamento de Dilma no Senado

“Dilma, de corpo e alma guerreira, honra os lutadores da história deste País.” As palavras são do vereador Jurandir Liberal (PT), que subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (30) para enaltecer o desempenho da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado Federal na última segunda-feira (29). Na ocasião, ela defendeu seu mandato, que sofre tentativa de impeachment. Outros vereadores, como André Régis (PSDB) e Osmar Ricardo (PT), também fizeram comentários sobre o julgamento durante a reunião plenária.

De acordo com Jurandir Liberal, Dilma Rousseff se destacou no enfrentamento aos seus opositores. “Entrou para a história pela porta da frente. Altiva e digna, deu uma lição política ao Congresso e aos seus algozes. Dilma se imortalizou nesse debate perante o Brasil e o mundo. Sua invulgar valentia e coragem agora faz parte da memória de lutas do nosso povo.”

O vereador ainda argumentou que as palavras de Dilma podem encorajar a militância do partido. “O golpe pode até vencer por uns momentos, mas logo isso será virado e superado. A comandante deu uma lição de bravura e a ordem para irmos em frente. Vamos transformar em ação esse testemunho de vida, de dignidade, de coragem e destemor.”

O vereador Osmar Ricardo (PT) também repercutiu o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. “A votação que está ocorrendo no Senado Federal, cujo resultado deverá ser conhecido nas próximas 24 horas, fere a democracia, pois o que está em jogo são cerca de 54 milhões de votos que a elegeram”, disse. Segundo ele, Dilma deu provas de coragem ao prestar depoimentos e ao responder questionamentos “num plenário machista, desqualificado, que é aquele do Senado. Mas é preciso que esses parlamentares saibam que os brasileiros estão atentos a isso e saberão dar a reposta no momento certo. Afinal, as pesquisas mais recentes indicam que 77% dos eleitores são contra esse golpe”, afirmou.

Outro vereador que subiu á tribuna para falar sobre o processo de impeachment foi André Régis (PSDB). “O que estamos assistindo é algo que nos preocupa, pois está em jogo o destino de uma Nação que está mergulhada numa crise profunda, que traz muitos sofrimentos à população”, disse. Segundo André Régis existem 12 milhões de desempregados no País, “em decorrência do populismo e da falta de compostura de um governo que não tinha projeto de poder ou de sociedade, que foi o governo do PT”. Ele acrescentou que a crise brasileira é de natureza “moral” e que “ainda levará bastante tempo para ser solucionada”.

André Régis rebateu as críticas de que está havendo golpe à democracia. “O impeachment é um procedimento que está previsto no artigo 85 da Constituição Federal e na lei federal 1079, de 1950”. Régis explicou que se trata de um procedimento inglês, que foi assimilado pelos Estados Unidos e que hoje faz parte do sistema presidencialista de vários países. “É um procedimento para retirar o presidente do cargo, quando esse governo perde a confiança da população e não pode continuar governando. O impeachment da presidente afastada é resultado de um esquema de corrupção nunca visto na história, que foi chamado de petrolão, e que atingiu a principal empresa pública, que é a Petrobrás”, disse.

 

Em 30.08.2016, às 10h59