Jurandir Liberal faz balanço do primeiro trimestre na Câmara

O presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT), apresentou durante a tarde desta segunda-feira, 9, um balanço do trabalho realizado na Câmara do Recife durante o primeiro trimestre de 2011. “Fiz este levantamento porque gostaria de prestar contas não só aos colegas, mas a todos os interessados. Muitas pessoas pensam que nosso trabalho se resume às atividades no plenário, mas ele vai muito mais além”, adiantou.

Entre os números destacados por Jurandir, chamou atenção a quantidade de requerimentos aprovados ao longo de 30 reuniões ordinárias. Foram 1.114 pedidos que incluem melhorias estruturais na cidade, como calçamento, troca de iluminação pública e a limpeza e manutenção de galerias e canais.

De fevereiro a abril deste ano, foram realizadas dez audiências públicas, entre elas que discutiu a cobrança de taxa de estacionamento nos shoppings, a situação do comércio ambulante no Centro e os problemas enfrentados pelos usuários dos planos de saúde. A Casa também abriu espaço para a Prefeitura mostrar com antecedência as ações de combate à dengue e as medidas para conter os problemas durante o período das chuvas e falar sobre as obras que estão em andamento.

As Comissões Permanentes da Casa tiveram marcante atuação durante este período. Foram 35 reuniões ao todo. Uma das que mais realizou encontro foi a de Legislação e Justiça (oito), seguida da Comissão de Finanças e Orçamento (sete), e das Comissões de Saúde e de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito (cinco). “Nós nos debruçamos para estudar e dar parecer favorável a 30 projetos de lei e 9 projetos de decretos legislativos. Também julgamos pela rejeição de 63 projetos”, calculou.

Além das reuniões ordinárias, o plenário foi aberto para a realização de 17 reuniões solenes e para duas apresentações do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, que ainda será enviado à Casa pela Prefeitura do Recife. “Este número reflete o empenho e a dedicação com que os vereadores da Câmara vêm contribuindo com o progresso e a humanização da cidade e honrando seus mandatos. Nossa avaliação é extremante positiva e tenho satisfação em fazer partes deste Poder”, afirmou o presidente, que espera manter o ritmo dos trabalhos e zerar a pauta de projetos em tramitação na Casa até o final do semestre.

Em 09.05.11, às 17h15.