Jurandir Liberal homenageia engenheiros

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 10, o vereador Jurandir Liberal (PT) homenageou os engenheiros e arquitetos pernambucanos pelos 75 anos de existência do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (CREA) e em especial o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), engenheiro Amaro Henrique Lins, a quem entregou a Medalha de Mérito José Mariano.

Sob a presidência do vereador Gilberto Alves (PTN), a sessão teve início às 10h30, quando uma comissão de vereadores formada pelo próprio Jurandir Liberal, e também por Romildo Gomes (DEM) e Luciano Siqueira (PCdoB), conduziu o reitor Amaro Lins ao plenário. Em seguida, foi executado o Hino Nacional.  O presidente da Câmara Municipal, vereador Múcio Magalhães (PT), compareceu à homenagem.

Desde que assumiu o mandato de vereador pela primeira vez, em 2000, Jurandir Liberal, que é engenheiro, realiza uma sessão solene por ano para homenagear os colegas. A data foi escolhida por causa da proximidade com o Dia do Engenheiro, comemorada neste 11 de dezembro. A mesa da solenidade foi composta pelo secretário de Coordenação Política de Governo da Prefeitura do Recife, Roberto Arrais, representando o prefeito João da Costa; o vice-reitor da UFPE, Gilson Edmar Gonçalves; o presidente do CREA, José Mário Cavalcanti; o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Fernando Rodrigues Freitas; o presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos; e o próprio vereador Jurandir Liberal.

Ao entregar a Medalha de Mérito José Mariano ao reitor Amaro Lins, Jurandir Liberal disse que o homenageado era “uma pessoa que se credencia não apenas pelo seu currículo exemplar, construído ao longo de sua vida, mas, pelo compromisso e seriedade com que sempre abraçou as causas pela vida. Amaro é daquelas pessoas que procuram fazer o melhor no desempenho de funções de destaque, a ponto de atrair o reconhecimento justo e verdadeiro e as honrarias recebidas até hoje”. Em seguida, leu o currículo do reitor, nascido no Recife em 15 de janeiro de 1954, estudante de escola pública, que se graduou em doutor em 1991.

Ao falar sobre o CREA, Jurandir Liberal disse que “ao longo desses 75 anos foram sendo modificados os modelos de gestão do Conselho e, com a redemocratização do país nos idos dos anos 1980, o CREA-PE inaugurou uma nova fase na sua história, com a eleição, de forma direta, do primeiro engenheiro a presidir a entidade, entre 1985 e 1987, o professor Jaime de Azevedo Gusmão”.

O presidente do CREA, José Mário Cavalcanti, que recebeu uma placa comemorativa, agradeceu pela homenagem aos 75 anos da instituição e afirmou que o CREA permanece ativo na missão de fiscalizar o exercício da profissão e de “lutar pelo social e pelo humano”. Já o reitor Amaro Lins, bastante emocionado, elogiou a história “centenária desta casa de resistência democrática” e assegurou que entendia a outorga da condecoração como “a comunhão de ideias e princípios. São princípios que viemos aqui para ratificar como compromisso da UFPE”.

Em 10.12.2009, às 12h30.