Jurandir Liberal homenageia engenheiros e arquitetos

Engenheiros e arquitetos pernambucanos foram homenageados pela passagem do seu dia em sessão solene da Câmara Municipal do Recife nesta quinta-feira, 16. Realizada por iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT), a sessão foi a décima de uma tradição que vem se mantendo desde 2001, quando o parlamentar assumiu o primeiro mandato. O plenário ficou lotado por dezenas de profissionais e representantes dos sindicatos e associações das duas categorias.

A sessão, que começou às 11h com o Hino Nacional, foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (DEM), decano da Câmara. “É com grande orgulho que mais uma vez propus e o plenário desta casa, por unanimidade, acatou, a proposta desta reunião. Desde o início da minha caminhada na Casa José Mariano, sempre prestei homenagens à categoria e nunca esqueci o dia 11 de dezembro, data tão importante para engenheiros e arquitetos”, disse Jurandir Liberal, em discurso. A data comemorativa das categorias foi na semana passada, mas a sessão solene fez parte do calendário de homenagens.

 

Jurandir Liberal também historiou as sessões solenes, de sua autoria, ocorridas desde 2001, quando entregou o título de Cidadão do Recife ao engenheiro Jaime Gusmão. Em 2002, foi a vez do arquiteto e poeta Jessier Quirino saudar as duas categorias; em 2003 o reitor da UFPE, Amaro Lins, palestrou sobre a engenharia no Brasil e o mercado de trabalho; em 2004, foi feita uma homenagem aos 50 anos de formatura das turmas de engenharia e arquitetura de 1954; em 2005, foi realizado o painel “novos investimentos – oportunidades para os pernambucanos”; em 2006, homenagem ao CREA, à Mútua e às instituições de ensino e entidades de classe; em 2007, foi concedida a Medalha de Mérito ao professor José Luiz da Mota Menezes; em 2008, homenagem aos diretores do SENGE pelos 73 anos de criação da entidade e no ano passado, homenagem aos 75 anos do CREA e entrega de Medalha do Mérito José Mariano ao reitor da UFPE,. Amaro Henrique Lins.

 

Na sequência do seu discurso, Jurandir Liberal ressaltou a importância histórica e social da engenharia e fez elogios à participação das mulheres e os desafios que elas enfrentaram para ocupar cargos numa profissão que já foi tida como masculina. Durante a sessão foram homenageadas a professora de engenharia Maria Eugênia de Moraes Barbosa e a engenheira Anna Luiza Limeira, que receberam placas comemorativas e ramalhetes de rosas. Também receberam homenagens os engenheiros da Escola Politécnica, da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitetura que estão comemorando 50 anos de formados.

 

A engenheira Maria Eugênia fez um discurso breve, agradecendo a homenagem e dedicando-a aos pais, professores e ex-alunos. A professora Anna Luiza resgatou momentos históricos da Escola de Engenharia, nomes importantes de professores e alunos, a memória das aulas e provas, a veiculação do jornal “A Ripa”, viagens e passagem pela Sudene. O engenheiro Hugo Almeida, da turma de 1960 da Escola Politécnica, também relembrou o tempo de estudante, início da profissão, deu exemplos e fez reflexões. Finalmente, o engenheiro Zildo Caldas também falou sobre passagens importantes e fatos curiosos da Escola de Engenharia.

 

A mesa da sessão solene foi composta pelos vereadores Jurandir Liberal e Romildo Gomes; pelas engenheiras Maria Eugênia de Moraes Barbosa e Anna Luiza Limeira, o vice-presidente do CREA, Clóvis Arruda D’Anunciação e o secretário de Administração da Prefeitura do Recife, Fernando Neves.

 

Em 16.12.2010, às 13h.