Jurandir Liberal homenageia Sindicato dos Bancários
Para mostrar a importância da homenagem, ele registrou que a reunião foi aprovada pela unanimidade dos 37 vereadores da Casa de José Mariano. E falou que o Sindicato dos Bancários de Pernambuco tem uma trajetória ao lado das causas populares e políticas da sociedade brasileira. “O Sindicato passou por várias fases e é símbolo de lutas, estando presente nos maiores movimentos da sociedade progressista do País”, ressaltou. Ele lembrou que a entidade tem uma história paralela à da recente política brasileira, pois no momento da formação, na década de 1930, o Brasil vivia o Estado Novo. Já na década de 1960, “nos anos de chumbo, o sindicato sofreu as consequências do autoritarismo e deixou de ter um papel trabalhista para assumir um outro, assistencialista”, observou.
Na abertura política, em 1988, outro importante momento da História do Brasil, o Sindicato foi atuante na luta pelo direito de organização da classe trabalhadora. “Sempre se destacou nos movimentos de resistência, nas greves históricas e nas lutas contra as privatizações do Governo Collor”, relembrou. Jurandir Liberal também citou várias conquistas históricas e sindicais, as mobilizações trabalhistas, o trabalho ao lado da cultura, como a criação de um grupo de teatro e observou, mais adiante, que “assim como a República possui Dilma Rousseff, o sindicato também tem hoje sua primeira mulher na presidência da entidade. Uma mulher que é grande liderança na luta do dia a dia”, disse. Por fim, ele acrescentou que o movimento sindical só existe por conta de “companheiros abnegados que estão no dia a dia, em permanente atividade”.
Em seguida, Jurandir entregou uma placa comemorativa à presidente do Sindicato Jaqueline Melo. Ela era uma das componentes da mesa de autoridades durante a reunião solene. Os outros, foram: o secretário de governo do Estado, Maurício Rands; e o ex-deputado Fernando Nascimento, representante do prefeito João da Costa e o vereador Eduardo Marques (PTB), que presidiu a solenidade. Estiveram presentes, no plenário, o prefeito do município de Trindade, Gerôncio Figueiredo; o secretário de governo da Prefeitura do Recife, Henrique Leite, e diversos diretores do Sindicato dos Bancários.
Jaqueline Melo, em discurso, resumiu a história da entidade. “É uma história muito rica, cheia de altos e baixos, mas construída pelas mãos dos trabalhadores, com momentos difíceis e também com superações”, ressaltou. Ela disse que a reunião que decidiu pela criação do sindicato foi realizada no dia 9 de outubro de 1931, mas a entidade foi oficializada somente no dia 14. O Recife dessa época tinha cerca de 10 agências bancárias, entre elas o Banco do Brasil, cujo funcionário Adalberto Camargo foi o primeiro presidente da entidade. “O sindicato nasceu no Estado Novo e, portanto, atrelado ao governo. Tinha uma característica associativa”, afirmou.
Mesmo com essa característica, segundo ela, o Sindicato foi atuante logo nos primeiros anos na luta pela instituição do salário mínimo, pela jornada de trabalho, pela criação da carteira de trabalho. A primeira greve da categoria, da qual participou, foi em 1939. Também participou da primeira grande greve nacional, em 1951, quando paralisou as atividades por 69 dias. “É por causa dessa greve que o Dia dos Bancários é 28 de agosto”, ressaltou. O Sindicato teve grande atuação política no início dos 1960, mas com o golpe militar de 1964 sofreu intervenção.
Na sequência, teve participação ativa na resistência política. “Conseguimos muitas conquistas trabalhistas que hoje são importantes não só para o sindicato como também para outros trabalhadores, a exemplo do 13º, férias remuneradas, do auxílio creche, do tíquete alimentação, na luta pelos direitos humanos, na extensão dos direitos para parceiros do mesmo sexo, na luta por melhores condições de segurança e mais recentemente contra o assédio moral". Jaqueline também disse que desde 2003, com a presença de Lula na presidência da República, o sindicato empreendeu várias greves que resultaram em aumentos reais para a categoria.
Em 29.11.11, às 13h15