Jurandir Liberal lembra 10 anos da SEPPIR e lamenta extinção de Diretoria de Igualdade Racial

O vereador Jurandir Liberal lembrou, na Tribuna de hoje (11), sobre os 10 anos da criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, a SEPPIR, e também lamentou a extinção da Diretoria de Igualdade Racial, no Recife. “Faz dez anos que a SEPPIR protagoniza a luta pela diminuição da desigualdade racial brasileira. Indicadores socioeconômicos de toda ordem, mostram uma melhoria nas condições de vida da população negra, bem como no acesso a serviços e direitos. A criação da Secretaria, a aprovação do Estatuto da Desigualdade Racial e os resultados encorajadores já revelados por algumas ações indicam um rumo positivo nas políticas públicas dos últimos anos”, disse.

Apesar dos avanços, Jurandir ressaltou no discurso que ainda não foi possível vislumbrar a superação do abismo racial. “A população negra continua sendo o principal alvo dos homicídios no Brasil. Em 2008, o número de homicídios da população negra foi 134% maior do que da população branca. Pernambuco é o 5º estado que mais mata negros no Brasil e no Recife morre três vezes mais negros do que brancos”, disse.

Jurandir Liberal também comentou que foi procurado por lideranças do movimento negro que lamentaram a extinção da Diretoria de Igualdade Racial, criada na gestão do Ex-prefeito João Paulo (PT). “Tínhamos uma Diretoria, criada em 2003 no governo do Ex-Prefeito João Paulo, através da mobilização dos negros e negras recifenses. Infelizmente, com a reestruturação das secretarias, a nova gestão extinguiu essa Diretoria. Ao mesmo tempo que essa Prefeitura se mostra avançada, ela regride ao desconsiderar a luta de anos de um movimento e a construção de uma Diretoria que luta pela inclusão da questão racial nas políticas públicas”, disse.

O parlamentar ainda frisou que, durante o Encontro Nacional dos Prefeitos, realizado em janeiro passado, a Presidenta Dilma apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, SINAPIR, para todos os gestores municipais. “Dilma Rousseff solicitou a adesão dos municípios ao Sistema como facilitador para a implementação de Políticas Públicas de Igualdade Racial e até mesmo o repasse de recursos pelo Governo Federal”, disse.

Encerrando o discurso, Liberal fez um apelo para que a PCR reveja a decisão de exclusão da Pasta. “Gostaria de fazer aos demais parlamentares e ao Prefeito, Geraldo Júlio (PSB), um apelo, meu e do movimento negro recifense, para que reveja essa decisão. Coloco-me à disposição para qualquer tipo de esclarecimento e contribuição na retomada dessa importante Diretoria”, finalizou.

 

Em 11.03.2013, às 18h20.