Jurandir lembra Dia da Empregada Doméstica
“Tradicionalmente procuramos homenagear essas companheiras trabalhadoras e não podia deixar de fazer esse registro. Essa comemoração deve ser feita em clima de protesto e como forma de continuar na luta pela valorização profissional para acabar com a discriminação dessa categoria, que representa 10% de todos os trabalhadores no Brasil, mas que não tem os mesmos direitos garantidos da maioria dos trabalhadores”.
O vereador ressaltou algumas conquistas como a mudança de 20 para 30 dias de férias, licença-maternidade, vale-transporte, pagamento de INSS, folga semanal e aviso prévio. E falou da nova luta das profissionais. “Hoje está sendo lançada, em todo o País, a campanha 5 milhões de Domésticas Legais em 2010, pelo portal doméstica legal”. O objetivo é a legalização do desse trabalho, com a conscientização dos empregadores que ainda não assinaram a carteira de seus empregados.
Jurandir também falou do projeto que está tramitando no Senado Federal sobre o registro para diaristas que trabalham mais de três dias por semana. A matéria já foi aprovada no Senado e agora tramita na Câmara Federal. Ao encerrar o pronunciamento, o vereador reforçou o apoio dele à categoria. “O dia de hoje não poderia passar em branco. Renovo nosso compromisso com a classe, além de reconhecer e homenagear essas trabalhadoras que estão presentes no nosso dia- a- dia cuidando da nossa casa e da nossa família”.
Em 27.04.2010, às 17h05.