Jurandir Liberal questiona governador sobre obras da Transnordestina

Durante a reunião plenária desta segunda-feira, 21, o vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu o congresso do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, realizado neste último final de semana em Fortaleza. O parlamentar disse que esteve no evento com debates sobre água, energia e novas tecnologias e participou ainda de uma palestra com o ex-ministro Ciro Gomes, diretor da subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional responsável pela construção da Transnordestina.

“As obras estão num andamento bom e tem trechos que passam por Pernambuco, mas eles estão parados. Questionei ao ex-ministro porque estava sendo priorizada a obra do Ceará, mas ele disse que o problema era nosso porque a indenização no Porto de Suape cabe ao governo do Estado”.  Jurandir disse que iria pressionar o governador e pedir apoio aos deputados estaduais para o início da obra. “O Estado não pode ser prejudicado porque essa obra é importante para o sistema ferroviário, não apenas do transporte de carga, mas também de passageiros”.

Mas o líder do Governo, Gilberto Alves (PTN), defendeu o executivo municipal e estadual e disse que, apesar da crise, tanto a prefeitura quanto o Estado estão realizando obras relevantes para a cidade. “A gestão não está paralisada e vamos continuar avançando nas entregas das obras e dos programas. O governo de Pernambuco fez o seu papel ainda na gestão de Eduardo campos e de outros governadores que se preocuparam em investir em Suape. O governador Paulo Câmara foi buscar a FIAT e estamos abertos ao debate para ajudar na melhoria do povo recifense”.

Calçadas – Jurandir Liberal aproveitou o pronunciamento para falar também sobre a situação das calçadas no Recife. Ele lembrou que a Casa tem se debruçado sobre esse tema desde 2003, quando aprovou a lei das calçadas, que responsabiliza o proprietário do imóvel pela manutenção delas. “É um tema que a gente tem que trazer para a ordem do dia porque 30% da população se deslocam a pé. É preciso rever a legislação e o prefeito precisa alocar recursos para isso. Quem circula sabe que as calçadas do Recife são intransitáveis”.

Eurico Freire (PV) parabenizou o colega pelos temas trazidos ao plenário. “Precisamos discutir sobre os passeios públicos e colaborar porque a cidade ganha com isso”. Osmar Ricardo (PT) também repercutiu o pronunciamento. “A cidade está esquecida pelo prefeito. Esse governo é desastrado e não sabe o que esta fazendo”.

Em 21.09.15, às 18h05.