Jurandir Liberal recebe Medalha Conselheiro João Alfredo

Na tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-feira, 14, o vereador Jurandir Liberal (PT) destacou sentir-se muito honrado em ter sido agraciado com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), a mais alta condecoração do Tribunal. “Este ano fui o único parlamentar a receber esta homenagem. Representei a Casa e a luta dos sindicatos, por conta da minha história no movimento sindical”, ressaltou. A medalha é entregue a personalidades e instituições que contribuíram para o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho ou que se destacaram em sua área de atuação.

O vereador  também  enalteceu o papel da Justiça do Trabalho, “por  defender tão justamente os trabalhadores, mesmo aqueles que não  têm recursos para pagar um advogado”.  A cerimônia de entrega da comenda  ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, nesta segunda,  e  foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Ivanildo Andrade.  Este ano foram   27 agraciados. Entre eles o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

História - O pernambucano João Alfredo Corrêa de Oliveira, que dá nome à medalha, foi ministro do Império e assinou com a princesa Isabel a Lei Áurea. A comenda  que  recebeu o seu nome  foi instituída em 1988 para celebrar os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil.  Tal fato é considerado um marco para o  surgimento das relações entre capital e trabalho no Brasil e criou as condições que exigiram a instituição da Justiça do Trabalho para solucionar os conflitos entre empregados e empregadores. Desde que foi criada, a medalha foi entregue a importantes nomes da política, personalidades religiosas, artistas e membros do Judiciário brasileiro.

 

Em 14.05.2014, às 17h27