Jurandir Liberal reclama da desativação de ciclovias

Motivado pela desativação da ciclovia na área do binário de Casa Amarela, no final de semana, o vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara Municipal do Recife, reclamou que as pistas para trânsito de bicicletas nas novas vias construídas e implantadas no Recife não estão sendo prioridade. Ele fez a crítica durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 10. “A ciclofaixa nas proximidades do Parnamirim foi desativada e isso é um retrocesso. Se não era para ser implantada, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) não devia sequer tê-la iniciado”, afirmou.

Ele lembrou que há uma lei municipal, a que cria o Sistema Cicloviário do Recife, originada a partir de um projeto de lei de sua autoria em conjunto com outro vereador, Alexandre Lacerda (PRTB), que trata de mobilidade urbana e que prevê a instalação de 420 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias no Recife. “Essa lei é clara, pois diz que qualquer via do Recife precisa ter área exclusiva para pedestres e também para as ciclovias. Mas isso não vem sendo cumprido”, afirmou.

Jurandir Liberal lembrou ainda que o Viaduto Capitão Temudo, popularmente conhecido como Joana Bezerra, que recebeu obras de melhoria recentemente também não prevê área para deslocamento de pessoas e bicicletas, apenas manteve e ampliou as pistas para carros particulares e ônibus. “Quando nós dizemos que as ciclovias e ciclofaixas são prioridade no transporte público devemos fazer valer”, observou. Ele também lamentou que uma pista exclusiva de ônibus localizada na principal avenida do Pina, também foi desativada, abrindo espaço para a circulação de carros particulares.

O vereador Alexandre Lacerda fez um aparte ao discurso de Jurandir Liberal e lamentou que as ciclovias não estão sendo prioridade. O vereador Osmar Ricardo (PT), por sua vez, acrescentou que o ideal é que o Viaduto Capitão Temudo venha a ter uma alça de metal para contemplar os pedestres e as bicicletas.

 

Em 10.09.2012, às 11h.