Jurandir Liberal se declara contrário a voto de aplausos a novo ministro

O vereador Jurandir Liberal (PT) se declarou contrário à aprovação do requerimento de nº 4648, de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS), que propunha conceder votos de aplausos e congratulações ao deputado federal Roberto Freire pela nomeação ao cargo de ministro da Cultura. Para comentar a matéria, Liberal subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (12), quando o requerimento foi votado e aprovado pelos vereadores.

“Fiz questão de debater esse requerimento para ficar registrado nos anais desta Casa. Eu jamais poderia aprovar esse voto de aplausos. O governo Temer é golpista e os ministros que o acompanham também”, disse o parlamentar.

Jurandir Liberal criticou a atuação passada do ministro como líder do governo do ex-presidente Itamar Franco e seu papel recente no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Ele participou ativamente do golpe contra Dilma. Os companheiros fiquem à vontade, mas voto contra essa matéria”, declarou.

O vereador André Régis (PSDB) se pronunciou para questionar a redação do requerimento. “Tecnicamente, o que deveria estar sendo votado seria um voto de congratulações, e não de aplausos”, analisou. Ele sugeriu que a matéria fosse retirada de pauta, o que não aconteceu porque a votação já havia sido iniciada.

Em 12.12.2016, às 16h52