Lançamento solene para a Campanha da Fraternidade
O vereador ressaltou que o tempo da quaresma prepara toda a Igreja para a celebração dos mistérios pascais. Segundo ele, celebrar a Páscoa é caminhar com Jesus e a comunidade de seus seguidores para Jerusalém. E ao longo da caminhada, Jesus vai revelando o seu projeto de libertar o ser humano das amarras do pecado e da morte.
Ele frisou que nesse sentido, a Campanha da Fraternidade é um instrumento valioso, que serve a toda comunidade como apoio e motivação para a conversão social. “Cada ano, em cada temática aprofundada, são apresentadas situações que ferem a dignidade humana, e assim a Igreja faz um apelo para que, enquanto sociedade, nos convertamos, buscando um agir mais pautado pelo evangelho”.
Aerto Luna lembrou que a reflexão proposta pelo tema da deste ano convida a todos a compreender e se perguntar “o que são políticas públicas? Como são construídas?, e que contribuição podemos dar a esse processo?”. Para ele a Câmara do Recife tem como um de seus papeis assegurar a harmonia entre os poderes, orientar a vida das pessoas, além de ser indispensável para a administração pública, não poderia deixar de debater o tema da Campanha da Fraternidade. “O assunto é de grande relevância social e reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
Dom Limacêdo Antônio, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, enfatizou que não por acaso a Campanha da Fraternidade, que é pensada três anos antes de acontecer, reflete sobre as políticas públicas e que é preciso ficar atento às propostas da reforma da previdência, uma política quer atinge a todos. “Esta Casa é libertária pois por aqui passou José Mariano que tato lutou pela liberdade dos escravos junto com a esposa Dona Olegarina, conhecida com mãe dos pobres. As políticas públicas é que podem olhar pelos mais necessitados”.
Dom Limacêdo ressaltou que a Câmara é a Casa onde se discute políticas públicas e por isso é aqui que o debate deve acontecer no sentido de melhorar a vida dos mais necessitados. Ele ressaltou ainda as diversas pastorais da Igreja católica e o trabalho que desenvolvem pelos mais carentes.
Em 27.03.2019 às 20h24.