Legislação aprova PL que obriga empresas de telefonia a atender usuários
Também recebeu parecer pela aprovação, o projeto de lei do vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) que obriga as empresas de telefonia fixa, móvel ou congênere, a atender os usuários em até 20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados. O tempo máximo de atendimento leva em consideração o fornecimento normal dos serviços essenciais à manutenção do ritmo das atividades como energia, telefonia e transmissão de dados. A proposta estabelece ainda que as empresas terão o prazo de 60 dias para fazer as adaptações.
“Esta iniciativa traz à tona a prática corrente das empresas de telefonia de dificultar ao máximo a rescisão unilateral pelo consumidor, que fica impossibilitado de cancelar sua linha por causa da burocracia. Isso é uma prática abusiva e ilegal”, justificou o parlamentar. O projeto de lei precisa ainda ser aprovado em plenário, em duas votações, e só depois poderá ser encaminhado para a análise do Executivo.
Em 11.05.2011, às 18h48.