Legislação e Justiça analisa 14 projetos

Se depender da Comissão de Legislação e Justiça, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) será Patrimônio Cultural Imaterial do Município. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (13), em reunião do colegiado, mas a proposta ainda precisa da aprovação de outra comissão e de ser votada pelo plenário, para ser concretizada. “A OSR proporciona à população a oportunidade de desfrutar de música clássica em suas próprias comunidades, buscando promover a inclusão cultural”, considerou a vereadora Ana Lúcia (PRB), autora do projeto de lei 74/2018, que faz o encaminhamento.

Considerada a mais antiga no gênero em atividade ininterrupta, no Brasil,  a Orquestra Sinfônica do Recife foi fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi, pelo produtor Walter Cox e pelo compositor Ernani Braga. Já teve regentes do porte de Fittipaldi, Mário Câncio, Guedes Peixoto, Eleazar de Carvalho, Eugene Egan, Arlindo Teixeira, Diogo Pacheco e Carlos Veiga. “Entre as características artísticas da orquestra podemos destacar que ela faz aproximação entre expressões eruditas e populares. É também uma orquestra que se destaca pelas apresentações didáticas voltadas para jovens pertencentes às camadas mais humildes da população”, ressaltou a vereadora.

Além do projeto de lei da Orquestra Sinfônica, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife analisou outros 13 projetos. No total, aprovou 12, rejeitou um e pediu vistas de outro. Depois das votações, o presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PRP) distribuiu outros 12 projetos de lei para futuras análises e emissão de pareceres por parte dos vereadores. Estiveram presentes na reunião, também, os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Almir Fernando (PCdoB).

Os vereadores não analisaram apenas os projetos de lei. Durante a reunião, eles também aprovaram três projetos de decretos legislativos: o de número 24/2018, que concede o título de cidadão do Recife ao mais antigo militante do PcdoB, José Inácio Barbosa, conhecido como Zezinho; o 25/2018, que concede a Medalha de Mérito José Mariano a um dos grandes influenciadores do Triathlon em Pernambuco e por sua dedicação e contribuições relevantes aos moradores no município do Recife, Rolnan Gueiros Rosas; e o 26/2018, que também concede a medalha ao novo embaixador, natural de Beer-Sheeva, Israel Yossi Shelley. Ele tomou posse do seu cargo no final de fevereiro 2017 e pertence ao Likud, partido do primeiro-ministro Benjamim Netanyahu. Ele tem a patente de tenente coronel e é a primeira vez que assume um posto diplomático.


Em 13.08.2018, às 17h35.