Legislação e Justiça aprova projeto sobre Imóvel Especial de Preservação (IEP)

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda,28, na Câmara. Estavam presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Romerinho Jatobá (PR), Eriberto Rafael (PTC), Henrique Leite (PT) e Erivaldo da Silva (PTC). Quatorze matérias foram discutidas e dentre as propostas que receberam parecer favorável está o PLO 64/2014, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT). O projeto de lei classifica como Imóvel Especial de Preservação, IEP, duas casas na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro das Graças. O projeto ainda segue em tramitação na Casa.

Segundo a justificativa da parlamentar, as casas foram projetadas pelo arquiteto Augusto Reynaldo, um dos arquitetos responsáveis pela difusão da Arquitetura Moderna em Pernambuco. “Augusto Reynaldo trabalhou até o ano de 1958, quando faleceu aos 34 anos de idade. Praticamente toda a sua produção em Recife já foi demolida devido a transformação pela qual a cidade passa. No entanto, o último projeto feito por ele, as duas casas geminadas localizadas na Avenida Rosa e Silva, ainda resistem, destacam-se no meio em que estão inseridas e estão em bom estado de conservação. A tradição do uso de venezianas nas portas e janelas, o telhado em estrutura de madeira recoberto por telhas cerâmicas e o terraço lateral marcando o acesso social e promovendo a ventilação são algumas características que se relacionam com a modernidade”, disse.

O presidente do grupo, Aerto Luna (PRP), ressaltou que o encontro da Comissão de Legislação e Justiça foi produtivo. “A reunião foi bastante positiva. Os vereadores estão elaborando muitos projetos e estou satisfeito com a produção. Espero zerar a pauta ainda esse semestre”, enfatizou.

Em 28.04.14 às 17h59.