Legislativo Municipal divulga balanço de atividades de 2015

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), avaliou que 2015 foi um ano positivo para o Poder Legislativo, reafirmando a Casa de José Mariano como palco das discussões de temas relevantes do cotidiano do recifense. “Por aqui passaram debates que resultaram em Leis e Projetos de Leis destinados a melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, os assuntos mais atuais e impactantes do cenário nacional, estadual e local, foram discutidos com autoridades, cidadãos e cidadãs”.

Para se ter uma ideia, este ano, foram realizadas  72 audiências e reuniões públicas, em que foram debatidos temas voltados para a saúde,  educação, segurança, meio ambiente, transporte, direitos humanos, combate às drogas, entre outros. O plenarinho também abrigou  outras 16 atividades a exemplo de cursos para servidores da Casa, debates, palestras e ações do Parlamento Jovem.

A Câmara Municipal do Recife possui 12 Comissões Temáticas  Permanentes que se reúnem para deliberar pareceres sobre os projetos que tramitam na Casa. Este ano, as Comissões se reuniram  82 vezes.  “Precisamos reconhecer  não só o trabalho dos parlamentares,  mas também o desenvolvido pelos  novos servidores concursados, que atuam em todo este processo, juntamente com o quadro funcional que integra a Casa”, ressaltou Vicente André Gomes.

Além das  106 reuniões ordinárias e  17 extraordinárias  que ocorreram  durante o ano - às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 15h -  o plenário também foi o cenário de  65 ações, voltadas para homenagens,  debates diversos e posse do Parlamento Jovem. Em 2015, foram conferidos  21 Títulos de Cidadão do Recife e oito Medalhas do Mérito José Mariano. “Estes  reconhecimentos  são  feitos  a pessoas que se destacam na prestação de serviços à cidade e que fazem a diferença em suas áreas de atuação”, pontuou o presidente.

Projetos- No ano de 2015, os vereadores e vereadores da cidade do Recife elaboraram, discutiram  e aprovaram 12 Projetos de Lei Ordinária,  26 Projetos de Decreto Legislativo, 16 Projetos de Resolução, 01 Projeto de Emenda à Lei Orgânica e 6.747 Requerimentos.  Além disso, se debruçaram para analisar, debater e aprovar  41 Projetos de Lei do Executivo.

Em 23.12.2015, às 15h25