Lei cria o Dia Municipal da Imigração Chinesa

Agora é lei: o Recife já pode comemorar o Dia Municipal da Imigração Chinesa. A data foi instituída no Calendário Oficial de Eventos do Município e está prevista na Lei Municipal número 18.588/19. Ela foi criada a partir de um projeto de lei do vereador Eduardo Marques (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal. O dia dos festejos, que passam a ser anuais, é 15 de agosto.

A lei foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio e publicada no Diário Oficial do Município. O vereador justificou a legislação dizendo que ela está em harmonia à Lei Federal Nº 13.686, de 26  de junho de 2018, data alusiva ao Dia Nacional da Imigração Chinesa. “A data foi a escolhida porque neste dia, em 1900, ocorreu a chegada oficial dos primeiros imigrantes chineses ao Brasil, segundo registros oficiais”, explicou.

O vereador observou que há, ainda, que existe hoje uma influência da cultura chinesa na culinária do Recife. “A culinária chinesa está no cardápio cotidiano dos recifenses, e quando falamos da gastronomia chinesa destacamos os tradicionais restaurantes com clientela assídua, propiciando, também, neste ramo de atividade, emprego para os recifenses”, finalizou.


Em 23.07.2019, às 8h35.