Lei inclui festa de Frei Damião no calendário do Recife

Uma lei recentemente sancionada, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), inclui no calendário oficial da cidade do Recife a Festa de Frei Damião, a ser realizada no final de semana anterior e próximo à data da morte do frei, desde que 31 de maio não seja um domingo. “Frei Damião de Bozzano, nasceu a 5 de novembro de 1898 em Bozzano, na Itália. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti. Seu nome civil era Pio Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923 e no ano de 1931, veio para o Brasil, estabelecendo-se, inicialmente, no Convento da Penha, no centro do Recife. Começou a peregrinar pelo Nordeste realizando as Santas Missões, principalmente nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Ceará”.

Aerto Luna considerou na justificativa do projeto, agora lei, que para muitos nordestinos Frei Damião é considerado como santo. Ele lembrou que a morte dele aconteceu após 66 anos de missão no Brasil. A morte dele foi notícia em todo o Brasil e nos principais jornais da Europa. Em 2003, foi aberto o seu Processo de Beatificação e Canonização junto ao Vaticano, para que a Igreja reconheça oficialmente sua santidade. “No Convento São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, em Recife, onde encontram-se os seus restos mortais, a partir do primeiro ano de seu falecimento, ou seja, 1998, acontece sempre a chamada “Festa de Frei Damião”.

O vereador lembra que o objetivo dessa festa é manter viva a memória de Frei Damião de Bozzano e transmiti-la às novas gerações. Com isso, também se promove a Causa de Beatificação e Canonização, pois é de suma importância no processo a fama de sua santidade. “Em 2012, serão celebrados os 15 anos de Frei Damião na Casa do Pai. Por isso, a festa não pode acontecer em nível amador, especialmente frente aos milhares de visitantes que chegam ao santuário durante o ano, em especial aos mais de 50 mil romeiros e romeiras recebidos no mês de maio no domingo solene da Festa, vindos dos mais diversos recantos do Nordeste e de outras partes do Brasil”.

 

Em 17.05.2012, às 15h56