Lei obriga escolas municipais a divulgar Ideb

Uma lei de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM) determina que todas as escolas municipais passem a divulgar em local de ampla visibilidade o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em seus recintos. A Placa deverá conter a nota obtida pelo estabelecimento, bem como a média municipal e estadual.

Priscila Krause esclareceu que a proposição dela é uma adaptação ao Projeto de Lei da Câmara dos Deputados nº 1530/2011, de autoria do Deputado Ronaldo Caiado. “A idéia do Projeto surgiu do pensamento do economista e colunista da Revista Veja Gustavo Ioschpe, retrata o atual estágio da educação no Brasil. O IDEB é “o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação tais como fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações”.

Para a vereadora se o IDEB é o parâmetro para avaliar a educação é justo que seja de amplo conhecimento, para que sirva de referência nas avaliações constantes de estudantes, pais, professores e sociedade. “O acolhimento desta proposta vai ao encontro do artigo 205 da Constituição que atribui ao Estado, à família e à sociedade, parcelas de responsabilidade com a educação de todos, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

 

Em 28.06.2012, às 15h37