Liana Ventura recebe título de cidadã recifense

Numa solenidade prestigiada por políticos, empresários, médicos e personalidades do mundo jurídico de Pernambuco a oftalmologista Liana Maria de Oliveira Ventura recebeu, na Câmara Municipal, o título de Cidadã do Recife, na manhã desta sexta-feira, 23 de março. Ela ajudou a fundar, há 25 anos, a Fundação Altino Ventura, que já realizou cerca de 170 mil cirurgias oculares gratuitamente. “A Casa de José Mariano orgulha-se em prestar esta homenagem à doutora Liana Ventura e eu me envaideço por ter sido o idealizador deste projeto, que recebeu a aprovação de todos os vereadores, mostrando assim o quanto a médica é merecedora de ser a mais nova filha de nossa querida cidade”, disse o vereador Romildo Gomes (PSD), autor do requerimento que concedeu a comenda.

A reunião solene, presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB), foi realizada ás 10h30 e começou com a execução do Hino Nacional. Liana Ventura foi conduzida ao plenário da Câmara Municipal do Recife por uma comisssão formada por Aline Mariano (PSDB), Priscila Krause (DEM), Alexadre Lacerda (PRTB) e Carlos Gueiros (PTB). No plenário, estava presente, ainda, o vereador Marcos di Bria (PTdoB). A mesa da sessão foi composta pela ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes; o vice-presidente do Tribunal de Contas do estado, Valdecir Pascoal; o secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa; desembargador Alberto Nogueira; ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Fausto Freitas e o oftalmologista Marcelo Ventura. Romildo Gomes fez o discurso no qual ressaltou o histórico pessoal e profissional da homenageada e entregou o título.

 

Um ramalhete de flores foi entregue à mãe da homenageada, Maria Therezinha, e o Grupo Musical da Fundação Altino Ventura fez apresentação. Liana Ventura nasceu em Patos, na Paraíba. É filha de Vicente Durval Fernandes de Oliveira e Maria Therezinha Vieira de Oliveira e faz parte de uma família de médicos. Ela saiu de Patos para João Pessoa, aos 11 anos, onde concluiu o 2º grau. Aos 18 anos, mudou-se com os pais para o Recife e aqui fez faculdade de medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Quando cursava o quinto ano, conheceu o médico oftalmologista Marcelo Carvalho Ventura, com quem namorou e casou em 1982, um ano antes de sua formatura. Seguiu a oftalmologia, especialização conferida pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro em 1991. Em 2001, para aprofundar seus estudos, fez doutorado em oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado-profissionalizante em administração da prática oftalmológica  pela Universidade Federal de São Paulo em 2002. Tem ainda MBA em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. “Falar dos conhecimentos na área da visão humana acumulados pela doutora Liana Ventura é só pairar o olhar na Fundação Altino Ventura, que  reproduz para Pernambuco  e Estados vizinhos todo o empenho, dedicação, amor e comprometimento desta incansável jovem senhora, que há 25 anos, como sócia-fundadora, luta por essa instituição da qual hoje é presidente, exercendo a medicina como voluntária. A saúde oftalmológica é sua missão a ser cumprida aqui na terra”, disse o vereador Romildo Gomes, em seu discurso.

 

Além de presidente da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura também coordena os departamentos de Angiografia Fluoresceínica e Documentação Ocular, de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo e os departamentos de Pesquisas e Desenvolvimento da Fundação Atino Ventura. É sócia-fundadora do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), onde coordena e administra o Departamento de Oftalmologia, Pediatria e Estrabismo. Faz parte do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e é também integrante do Programa  Dia Mundial da Visão.

 

Após receber a comenda, a médica fez um discurso emocionado, de agradecimento. Ela ressaltou a importância da família em sua formação, as oportunidades que teve, as quais atribuiu a ações de Deus e disse que se sentia querida com a homenagem. “Ama-se mais aquilo que se conquista com esforço”, disse. Em seguida, agradeceu à equipe médica com que trabalha, os auxiliares, voluntários da Fundação Altino Ventura, pacientes e familiares deles que estiveram presentes em plenário, vereadores, em especial a Romildo Gomes. Em seguida disse que este é “uma ano que marcará a história da Fundação Altino Ventura. Afinal, temos novas missões a realizar”. E observou que “a fundação não é uma obra de homens, mas de Deus, que usou as pessoas para realizar sonhos e trazer revelações pela ciência para beneficiar vidas”. Ela acrescentou que se sentia honrada por suceder a nomes com Altino Ventura e Inácio Cavalcanti, na presidência da fundação, “nomes que deixaram grande legado, pois tinham compromisso social”.

 

 

Em 23.03.2012, às 12h30.