Liberato comemora instalação da Rádio Frei Caneca
A emissora terá caráter educativo e cultural. Na programação, resgate da história da cidade, campanhas educativas, as agendas cultural e política do município e muita música produzida em Pernambuco. Com uma antena transmissora de 30 metros, instalada no Centro Social Urbano Afrânio Godoy, no Alto Santa Terezinha, o sinal poderá ser captado, com boa qualidade, em todos os bairros do Recife.
Liberato, que se diz um “municipalista nato”, afirmou que a conquista é muito mais importante para a Câmara e para o Recife do que para ele próprio, criador da Lei. “Ter consciência política é procurar trazer para o Recife o que está inspirado na voz do povo. A rádio vai assinalar a história e a relevância do Recife para o Nordeste, o Brasil e o mundo”.
Após citar momentos históricos da cidade, Liberato lembrou de como surgiu a ideia de criar uma rádio municipal. “Em minha terceira legislatura, em 1959, eu disse nas comunidades que se fosse eleito conseguiria para o Recife um organismo que pudesse projetar a cidade, sua história, os principais debates políticos, atos do Poder Municipal e programas culturais. Assim, a história do Recife poderia ir ainda mais longe”.
Vários vereadores parabenizaram Liberato pela conquista. Múcio Magalhães (PT) disse que a rádio oficial é patrimônio do Recife e tem papel importante na democratização da informação político e cultural da cidade. “Acredito que uma rádio com esse perfil tem também plena capacidade de ter na sua programação um horário da Câmara de Vereadores. Um programa produzido pelo legislativo e veiculado na rádio”.
Para Jairo Britto (PHS), a instalação do novo veículo de comunicação demonstra a competência do prefeito em viabilizar um projeto que já passou por várias gestões sem ter sido implantado. “O prefeito vem trabalhando constantemente pela cidade do Recife. É um prefeito que vem dando certo, o resto é conspiração, é desespero”.
Os vereadores Maré Malta (PPS), Alfredo Mariano (PSDC) e Marcos Menezes (DEM) também repercutiram a implantação da Rádio Frei Caneca. “Espero que ela venha contribuir para o debate político, que abra espaço para a oposição e que seja imparcial”, destacou Maré Malta.
Em 05.07.2011, às 17h08.