Liberato Costa Júnior comemora 95 anos
“Ele é um exemplo de amor ao Recife. É partícipe, construtor e intérprete da nossa história. Dedicou toda a sua vida ao povo, a cultura e a buscar o bem para a cidade”, declarou Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife, representando o chefe do Executivo municipal. Em nome do Governador Eduardo Campos, o Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, entregou a Liberato Costa Júnior um livro do fotógrafo Alcir Lacerda. “Liberato é um dos homens mais ilustres que o Recife já produziu. Um homem que hoje faz um aniversário longevo, assim como é a sua historia de amor pela cidade. Isso é comovente. Por isso, todos nós viemos aqui dar um abraço nele, que é um orgulho para o Brasil”.
Um dos organizadores da homenagem, Henrique Leite ficou feliz por manter uma tradição. “Todos os anos enquanto vereador ele organizava essa feijoada. Então conversei com Priscila e a gente procurou fazer do mesmo jeito que ele fazia quando tinha mandato. É uma forma de todos os vereadores agradecerem a ele pelo tempo que esteve aqui, inclusive os novatos, já que ele continua nos ajudando, passando a sua experiência, nos ensinando”.
Emocionada, a vereadora Priscila Krause falou do privilégio de ter convivido com o decano e recebido também muitas orientações. “Ele não alivia e diz o que pensa. Quando acha que você está errado, ele diz isso, mas explica o porquê e lhe mostra um caminho. Muitas vezes ele me mostrou esse caminho, tanto em relação a como me portar diante dos problemas quanto em relação aos outros colegas vereadores. Liberato sempre foi um exemplo e uma inspiração de como se dedicar à cidade do Recife”.
Presidente da Câmara, o vereador Vicente André Gomes (PSB) elogiou a integridade do decano e comparou Liberato a lideranças como Barbosa Lima Sobrinho, Ulisses Guimarães e Afonso Arinos. “A gente se sente orgulhoso de tê-lo como referência. Por isso, ele está na assessoria da presidência porque é peça-chave desta Casa. Liberato é uma espécie de DNA diferente e, como médico, a gente não consegue identificar o que é isso”.
Ao agradecer o carinho e a homenagem dos vereadores, Liberato Costa Júnior falou da história e lembrou lutas libertárias do Recife, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador. Não esqueceu também de exaltar o Recife, cidade de quem sempre se declarou um amante. “Essa homenagem é uma manifestação de apreço, de solidariedade e de admiração a minha pessoa que eu não tenho como encontrar em língua viva nenhum adjetivo que traduza meu sentimento. Ser vereador do Recife é uma outorga, em termos políticos, da maior significação para o Brasil. A cidade, pela sua história, lutas liberais, republicanas, heróis e mártires, moldura todo aquele que aqui chegar com a representação popular e ser representante do povo do Recife é a síntese de tudo isso”.
Trajetória - Liberato Costa Júnior nasceu em 11 de abril de 1918. Foi vereador do Recife por 10 mandatos. Teve ainda um mandato de deputado estadual e ocupou interinamente a Prefeitura do Recife. Na última eleição municipal, ele não disputou a reeleição e hoje ocupa o cargo de assessor especial da presidência da Casa.
Em 11.04.2013, às 17h.