Liberato lembra data histórica

A Revolução Pernambucana de 6 de março de 1817 foi exaltada pelo vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) na tarde desta segunda-feira, 14. O parlamentar destacou a importância da data histórica, que criou a primeira República do País, com duração de 68 dias. “Ninguém pensa e nem lembra quanto representa ser um vereador do Recife, a cidade mais constitucionalista, humanista e histórica do Brasil”.

Saiba Mais – De acordo com o site da Fundação Joaquim Nabuco, a Revolução Pernambucana de 1817, liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca, é um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. Eles instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição para garantir direitos aos cidadãos, como a igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e a de imprensa.

Passado esse período, que durou quase três meses, a Corte Portuguesa sufocou o movimento, cercou a cidade do Recife por terra e mar, o que resultou na prisão e morte dos líderes do movimento. Em 2007, o dia 6 de março foi declarado a Data Magna de Pernambuco, por conta da Revolução Pernambucana.Em 2009, o Governo do Estado aprovou nova lei, alterando a Data Magna para o primeiro domingo de março.

Em 14.03.2011, às 18h50.