Líder do governo diz que Recife é possível

O líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), que já esteve em Bogotá observando a transformação que a cidade viveu com ações integradas na mobilidade, segurança e equipamentos sociais, comentou, na tarde desta quarta-feira, 20, a série de reportagens veiculadas na imprensa local sobre cidades possíveis, enfocando a capital da Colombia e uma de suas principais cidades, Medellín. Ambas passaram por grandes intervenções e hoje são modelos de mobilidade na América Latina. “Acredito que o Recife depois das intervenções que serão feitas a médio e longo prazos também terá a mobilidade desejada por todos”.

Gilberto Alves destacou os investimentos maciços realizados na recuperação das áreas comuns e no ordenamento da própria das duas cidades, que servem de exemplo para o Rio de Janeiro, São Paulo, e o Recife. “Os investimentos foram multidirecionais no transporte público de massa, melhoria de calçadas, expansão da malha cicloviária. Em Bogotá existe o bus rapid transit (BRT) lançado por Curitiba e adotado pelas duas cidades, que transporta 1,5 milhão de passageiros por dia. Os investimentos se deram também em cultura, segurança pública e promoção de cidadania”.

Ele chamou a atenção para as iniciativas já adotadas de reordenamento dos espaços públicos como parques, praças e mercados, melhoria da iluminação, limpeza de canais, implantação de centros comunitários da paz – Compaz - são alguns exemplos. Amaro Cipriano Maguari (PSB) lembrou que o Compaz é um fator de integração da comunidade e da melhoria da segurança, mas, segundo ele, é preciso ver na prática. Jayme Asfora (PMDB) ponderou que na da melhor que um projeto como o do Compaz para ajudar na luta pela integração dos jovens à sociedade através desses equipamentos.

 

Em 20.03.13, às 18h23.